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Miniguia sobre automação de Marketing Digital: o que é e para que serve

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Sumário

Nunca foi tão fascinante empreender quanto na era digital. As múltiplas plataformas, por meio das quais uma empresa pode atuar, transformaram o sonho do negócio próprio em uma realidade para milhões de pessoas. Mas é possível ir ainda mais longe com a automação de marketing digital.

A presença da internet afetou drasticamente a estrutura de praticamente todos os negócios no mundo. Porém, ainda existem diversos processos mecânicos e repetitivos que tomam muito tempo dos profissionais. A boa notícia é que muitas tarefas podem ser facilmente executadas por robôs.

Neste post, você vai descobrir o que é automação de marketing digital, como essa estratégia pode ser aplicada a favor dos negócios e quais são os seus benefícios. Confira!

O que é automação de marketing digital?

Automação de marketing digital, como sugere o nome, trata-se da utilização de recursos tecnológicos para configurar sistemas automáticos de marketing. Em outras palavras, o empreendedor se vale de softwares para executar tarefas repetitivas como: 

  • captar e enviar emails; 
  • segmentar clientes potenciais;
  • publicar conteúdo nas redes sociais;
  • acumular dados de consumo;
  • mensurar informações de indicadores etc.

Assim, as equipes podem direcionar energia de trabalho para questões ainda mais relevantes do negócio. E não é só isso. Automatizar processos de marketing, além de facilitar a execução de uma série de atividades, garante melhores resultados com menos recursos.

Como uma estratégia de automação de marketing digital pode ser aplicada?

Tudo depende do objetivo para a implementação de uma estratégia de automação. Com um planejamento benfeito e clareza sobre a jornada do cliente, é possível configurar sistemas com as mais diversas finalidades.

Presença em vários canais

Uma das melhores aplicações que ferramentas de automação permitem é a possibilidade de otimizar a experiência do cliente a partir da presença em múltiplos canais. Dessa forma, a empresa pode estar muito mais próxima de seus consumidores sem necessariamente investir grandes quantias no refinamento de seus meios de comunicação.

Quais os benefícios da automação de marketing?

Dentre os benefícios da automação de marketing digital, é válido apontar os seguintes!

Mais leads para a empresa

Suponha que o blog da sua empresa receba diariamente 1.000 visitas orgânicas. Porém, apenas 1% dessas visitas é convertida em clientes potenciais (leads). Com uma ferramenta de automação de marketing, não apenas esses números ficam claros, como é possível criar estratégias de otimização de resultados.

Assim, o time de marketing pode desenvolver ações que garantam uma melhor experiência ao consumidor sem com isso haver a necessidade de grande investimento. Com simples alterações na página e testes de resultado, dá para constatar a eficiência das estratégias e aumentar, por exemplo, a taxa de conversão de 1% para 3%.

Mais oportunidades de venda

Obviamente, se o time de vendas está recebendo mais leads, estamos falando de mais possibilidades. Mas não é só isso. A eficiência de uma estratégia com foco em oportunidades deve, assim como no caso da taxa de conversão de visitantes, aumentar também a quantidade dos clientes potenciais.

Com uma ferramenta de automação, é possível otimizar a conversão de leads em oportunidades de venda, resultando, portanto, em um aumento massivo da receita da empresa. Afinal, se expandirmos o número de clientes potenciais e as possibilidades de fechar negócios por lead, o faturamento consequentemente se multiplica em duas frentes.

Redução do CAC

Estamos falando efetivamente de aumentar os resultados, mas não necessariamente o trabalho e os investimentos. Isso significa, portanto, que o custo de aquisição do cliente (CAC) é menor. Afinal, se temos um processo mais eficaz, aumento das taxas de conversão e multiplicação do faturamento, conquistar um cliente torna-se mais barato.

Contudo, para alcançar todos esses resultados, o horizonte do empreendedor precisa estar claro. Tendo um objetivo bem definido, é possível reconhecer os elementos fundamentais para a perfeita implementação da automação de marketing digital. Portanto, é indiscutível a importância de escolher uma plataforma que atenda às suas necessidades.

Viu só como uma ferramenta de automação de marketing pode alavancar o seu negócio? Agora que você sabe disso, vale a pena aprender como administrar todos os seus clientes. Aproveite a visita ao blog e descubra algumas dicas que podem te ajudar a vender mais!

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