Certamente, um dos maiores desafios em uma organização é bater metas de vendas. Não atingir esse propósito pode ser a causa de muitos estresses e desgaste emocional para os colaboradores envolvidos. Para evitar que isso ocorra, é preciso ter uma estratégia eficiente e bem executada.
Por isso, separamos 4 práticas que vão ajudar o seu time de vendas a bater metas. Se você quer saber como estipular as metas e vender mais, é só continuar a leitura. Acompanhe!
1. Ter metas SMART
Para que qualquer empresa tenha sucesso em suas vendas, as metas estipuladas devem ser realmente realizáveis e a equipe de vendas precisa se sentir capaz de atingi-las. Existe uma técnica que pode ser utilizada para facilitar — é a meta SMART, que significa:
- S (specific, ou específica) — ela deve ser bem clara, sem nada que possa confundir o seu entendimento por parte de quem vai realizar;
- M (measurable, ou mensurável) — ela precisa poder ser medida, ou seja, deve ser quantitativa;
- A (attainable, ou atingível) — para que a equipe não desmotive, a meta precisa ser enxergada como atingível;
- R (relevant, ou relevante) — todas as pessoas envolvidas na meta devem sentir que ela é importante e de grande valor para a organização;
- T (time based, ou temporal) — a meta não deve ser eterna, ela precisa ter um lapso temporal marcado para sua realização, pois caso contrário, será sempre procrastinada.
Quanto ao valor a ser colocado como meta para a sua equipe de vendas, tudo vai depender da estratégia da empresa, mas, para quem ainda não possui um valor claro em mente, um bom início é definir o ponto de equilíbrio, que representa o número de vendas mínimo que sua empresa faturar para se pagar.
2. Alinhar metas individuais com a meta geral
Depois de definida a meta geral de vendas, é comum que a equipe se assuste com os números e acredite, de imediato, que não é capaz de realizar. Por isso, é importante que a meta seja apresentada e aprovada por aqueles que vão executá-la, pois assim poderão opinar e chegar a um consenso de uma meta que seja viável para todos.
Além disso, é preciso que você desdobre a meta entre todas as pessoas envolvidas no processo. Dessa forma, cada um entenderá qual a sua parte a ser cumprida e conseguirá visualizar aquela meta como sendo realmente sua, quase que a transformando num objetivo pessoal.
3. Controle as metas
De acordo com a sua realidade, defina momentos para revisar se as metas estão sendo alcançadas. Toda a equipe envolvida na meta deve estar por dentro dessa análise, tendo em vista que quem está na linha de frente são eles e poderão identificar com maior facilidade os motivos de não bater metas.
Assim, todos juntos devem criar planos de ação, no intuito de diminuir os gargalos e atrair mais clientes. Mas, caso percebam que a meta está fora da realidade, não há problemas em modificá-la, a fim de ter um objetivo mais realista, desde que isso não se torne uma rotina na empresa.
4. Invista em treinamentos
Avalie os pontos nos quais a sua equipe está falhando, pergunte-os quais são as suas maiores dúvidas e separe um tempo para a capacitação do pessoal de vendas, para que suas fraquezas possam ser melhoradas.
Além disso, faça com que eles fiquem experts nos produtos ou serviços vendidos, pois passar confiança no momento da venda é essencial para que o potencial cliente perceba a sua autoridade no nicho de mercado. Nunca se esqueça de que a intenção do comprador é que você resolva um problema para ele, então, seja direto e foque na solução.
Ter uma boa administração em seu negócio é essencial para ter sucesso nas vendas. Por isso, invista parte do seu tempo em estudos para que o seu planejamento seja real e atingível, lembrando-se de que bater metas é apenas a consequência de uma estratégia bem elaborada.
Se você quer se aprofundar ainda mais na boa gestão da sua empresa, continue navegando em nosso blog e conheça as melhores práticas para a administração da sua empresa!