Existem muitas ações que um empresário pode tomar para fazer com que a sua empresa cresça. Algumas delas dependem de fatores externos, como o cenário da política do Brasil. Já outras, como contratar uma mentoria financeira, só dependem do próprio negócio.
Segundo o Sebrae, quatro em cada dez empresas no Brasil não sobrevivem depois de dois anos. Entre as principais causas para isso, está a falta de capacidade de gestão de negócio e conhecimentos empresariais.
A mentoria financeira atua como um remédio, ajudando o empresário a desenvolver as capacidades que ajudarão o seu negócio a prosperar e crescer. Quer aprender mais sobre o assunto e saber como usar essa ferramenta a seu favor? Então siga a leitura do artigo até o fim!
O que é mentoria financeira?
Uma mentoria financeira é um processo no qual um mentor auxilia o contratante a desenvolver as suas capacidades de gestão e de trato financeiro. No entanto, não se trata de um curso ou algum tipo de aula.
O mentor financeiro é um profissional com extensa experiência de gestão e profundos conhecimentos técnicos e didáticos. Ele não é necessariamente um professor, mas é um alguém que conhece de cor as melhores práticas para a administração da sua empresa.
Assim, atua ao lado do empresário que o contrata, realizando um atendimento presencial ou virtual, de modo a acompanhar os desenvolvimentos de determinada empresa.
Como funciona a mentoria na prática?
Na prática, uma mentoria financeira funciona como um atendimento personalizado, com regularidade combinada entre as partes do negócio.
Durante as sessões, o mentor ajudará o empresário a desenvolver seus conhecimentos e hábitos de cultura financeira, mostrando como superar obstáculos, estabelecer metas e realizar ações que atinjam os objetivos almejados.
É um processo bem diferente de uma consultoria financeira, por exemplo, em que o consultor atua como um “médico” da empresa. Nesse caso, ele faz um diagnóstico das causas dos principais problemas do negócio e recomenda uma série de ações para mudar a situação. Na mentoria, o foco está no desenvolvimento da empresa através do aprendizado do empreendedor, na consultoria, o foco está em resolver diretamente o problema da empresa pelo próprio consultor.
A mentoria também não é, necessariamente, a mesma coisa que um BPO financeiro, ou seja, a terceirização de alguns processos de gestão do seu negócio. Nessa situação, a empresa contratada faz todo o trabalho e libera o empreendedor para executar outras atividades.
Quais os benefícios de investir em uma mentoria?
Contar com um mentor financeiro traz uma série de vantagens para você e sua empresa. Confira algumas delas a seguir!
Identificar a causa real do problema da empresa
Muitas vezes, a causa dos problemas financeiros da empresa está escondida entre maus hábitos de gestão ou pouco conhecimento. O mentor usa sua experiência para encontrar a questão e ajudar a resolvê-la.
Efetuar práticas de gestão sob monitoramento especializado
Quem não gostaria de executar o seu trabalho com alguns dos melhores especialistas do lado, monitorando cada ação e ajudando a corrigir qualquer pequena falha? A mentoria financeira permite esse cenário, o que traz um aprendizado muito rico.
Obter auxílio para captação de investimentos
Um dos benefícios de um mentor é que ele tem conexões e contatos por todo o mercado, além de experiência na captação de recursos. Com isso, pode ajudar a sua empresa a obter mais financiamento para crescer.
Desenvolver-se como empreendedor
No geral, o grande benefício da mentoria financeira é o desenvolvimento pessoal que o empreendedor obtém. Ele se torna um profissional melhor, com mais conhecimentos e confiança na execução do seu trabalho, o que ajuda a empresa a prosperar.
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Além disso, nossa operação é 100% digital, o que permite aos mentores acompanhar os clientes de perto, tirando dúvidas e trazendo os melhores resultados possíveis. Com a mentoria financeira, é possível alcançar um amplo retorno sobre o investimento e expandir os negócios.
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