Apesar de, muitas vezes, as empresas não terem essa visão, ter colaboradores satisfeitos e motivados é o ponto-chave para que qualquer negócio tenha sucesso. Nesse sentido, é importante investir em ações de endomarketing — o marketing interno —, pois é por ele que se pode criar um vínculo entre empresa e colaborador e reter os talentos para trabalharem em seu negócio.
Neste artigo, iremos explicar tudo sobre o endomarketing e como investir nessa estratégia em seu negócio. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas!
O que é e para que serve o endomarketing?
A Geração Y ou Millennial tem mudado a ideia do que é um bom emprego. Antes, ser bem sucedido significava ter uma boa remuneração, mas agora as pessoas buscam muito mais que isso. Os profissionais atuais tendem a estar em busca de reconhecimento e valorização.
O endomarketing tem justamente a missão de fazer com que os colaboradores estejam satisfeitos com o seu emprego. Assim, além dos benefícios para os próprios funcionários, eles buscam ter o poder de influenciar e convencer as pessoas ao seu redor à respeito da qualidade da empresa.
Qual é a importância do endomarketing?
Para entender como o endomarketing é importante e realmente funciona, é possível citar o caso das empresas juniores (EJ’s). São empresas formadas por alunos da graduação, os quais prestam serviços que estejam ligados ao seu ramo de atuação.
O intrigante é que todos os colaboradores das empresas juniores são voluntários e trabalham duro igual a qualquer outro funcionário que seja remunerado, embora as pessoas tenham o costume de ficar cerca de um ano trabalhando nas EJ’s. A motivação para isso vem, sem dúvidas, do marketing interno, o qual faz com que os voluntários vejam aquele negócio como sendo seu e se doam ao máximo por ele.
As ações de endomarketing afetam a empresa, positivamente, de diversos modos, por exemplo:
- retenção de talentos — os melhores profissionais estão em busca de locais onde possam se sentir parte de todo o processo, e o endomarketing é capaz de fazer isso;
- alinhamento de objetivos — os colaboradores pensam como a organização. Por isso, vestem a camisa e se esforçam para cumprir com todos os objetivos empresariais;
- motivação — certamente, funcionários motivados dão melhores resultados e fazem trabalhos com mais qualidade.
Como aplicar ações de endomarketing?
As ações de endomarketing devem ser pensadas, se possível, em conjunto pelos setores de RH e Marketing. Em um primeiro momento, é preciso que o RH conheça bem a equipe de trabalho da organização. Para isso, pode ser feita uma pesquisa de clima organizacional, que vai identificar como os funcionários se sentem atualmente e como gostariam de ser beneficiados.
Depois de conhecer cada pessoa que integra a sua equipe, chegou o momento de colocar a mão na massa. Citaremos algumas ações que ajudarão a sua empresa nessa empreitada. Confira!
Promova eventos para os funcionários
Existem diversas opções de eventos que podem ser feitos para motivar os seus colaboradores, como:
- palestras em datas comemorativas, com direito a coffee break e sorteio de brindes;
- ações de integração, como fit dance, crossfit ou ginástica laboral;
- happy hours, que são essenciais para que as pessoas se sintam mais próximas umas das outras, tirando a visão unicamente corporativa.
Ofereça benefícios
É comum encontrar empresas que oferecem vale alimentação e auxílio transporte, mas como falamos no início, a geração Y espera por mais. Então, é importante que sua organização entenda o perfil dos colaboradores e ofereça benefícios que estejam de acordo com eles.
Destaque do mês, horários mais flexíveis, convênio com academias ou lojas de roupas são exemplos de benefícios inovadores e que motivam ainda mais os colaboradores para que sejam mais produtivos em suas atividades.
Investir em ações de endomarketing é mostrar ao colaborador o valor que ele tem para a empresa. Dessa forma, os funcionários vão ficar satisfeitos e trarão resultados incríveis para a organização, alavancando os seus resultados.
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