fbpx

Saiba como a cultura da empresa pode engajar os colaboradores no negócio

Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

A cultura da empresa pode ser entendida como os valores e o modo de resolver situações dentro de uma organização. Assim, indica a postura e as práticas que o colaborador deve adotar para ter sucesso na empresa.

Aliás, estar orientado à cultura empresarial favorece o engajamento e a motivação dos colaboradores para realizar suas atividades profissionais da melhor maneira possível. E isso é fundamental para que o negócio prospere.

Neste post, veremos de que forma a cultura da empresa impacto no engajamento, quais as vantagens de alinhá-la com os funcionários e como estabelecê-la. Veja!

Como a cultura organizacional influencia no engajamento?

Para entender a relação entre cultura organizacional e engajamento, podemos citar exemplos de empresas, como a LEGO, a qual era referência no ramo de brinquedos. Porém, a partir de 2000, começou a ver seus resultados caírem.

Entretanto, com a mudança na cultura, chegou a ser considerada, em 2017, pela consultoria Brand Finance como a fabricante de brinquedos mais poderosa do planeta.

Investir na cultura organizacional, é apostar na própria empresa de uma forma que atinge positivamente a todos. Assim, os funcionários se sentem parte do negócio, entendem e adotam os objetivos empresariais como sendo, praticamente, objetivos pessoais e se engajam para alavancar os resultados.

Quais as vantagens de alinhar a cultura com o colaborador?

Não restam dúvidas de que ter colaboradores identificados com a cultura da empresa, vai trazer melhores resultados — inclusive, financeiros — para a organização. Por isso, citaremos algumas vantagens dessa prática. Acompanhe!

Motivação e produtividade

No passado, as pessoas buscavam motivação principalmente por meio de aumento na remuneração. Mas o cenário mudou e, agora, a nova geração quer também realização profissional. É isso que uma cultura organizacional bem definida e alinhada com as expectativas dos colaboradores vai proporcionar.

Esses colaboradores — ainda que inconscientemente — tendem a estar mais motivados em seus ambientes de trabalho; e os benefícios de ter uma equipe motivada são inúmeros, como aumento na produtividade, redução da rotatividade e de processos trabalhistas.

Atração e retenção de talentos

Como falamos, a nova geração tem outras expectativas profissionais. Com isso, uma empresa que tenha uma cultura definida, como a Google ou a Netflix, brilha os olhos de qualquer talento que se identifique com o jeito de ser delas.

Assim, os melhores profissionais têm buscado trabalhar em organizações que tenham diferenciais, valorizem o colaborador e os façam se sentir importantes por ações que promovam o seu bem-estar.

Como estabelecer a cultura da empresa?

Toda empresa já tem uma cultura enraizada. Porém, daremos dicas para a defini-la e, assim, conseguir engajar os colaboradores. Confira!

Entenda quais são os elementos da cultura

O primeiro passo é entender quais são os elementos que compõem uma cultura organizacional:

  • artefatos — é a parte mais superficial, composta pela forma de vestimenta, logomarca, símbolos adotados;
  • valores — aquilo que a empresa preza, como igualdade e transparência;
  • pressupostos básicos — é a parte mais difícil de mudar, são as crenças da empresa.

Identifique as características de sua empresa

Depois, anote quais são os atuais artefatos, valores e pressupostos da empresa. Estude como negócios que são referência agem nesse sentido e imagine, então, como você gostaria que fosse. 

Defina, de fato, a personalidade do empreendimento. Se possível, faça esse exercício junto com toda a equipe de trabalho ou, pelo menos, com os gestores. O brainstorming é essencial nessa fase para que a cultura seja a “cara” do negócio.

Coloque em prática

Depois de alinhar a identidade da empresa com a personalidade dos colaboradores, é preciso que ela seja disseminada a todo o tempo. Dessa forma, todos vão estar sempre lembrando da cultura e passarão a agir conforme a organização pede.

Por exemplo, se no momento da definição da cultura, foi definido que todos podem ir trabalhar com roupas mais leves, assim farão. É uma atitude simples, mas que pode mudar todo o fluxo de trabalho, fazendo com que a equipe esteja mais engajada.

Aplicar essas práticas é essencial para o sucesso de qualquer negócio, uma vez que o ambiente de trabalho e a forma de gerir a empresa tem relação direta com a otimização de processos e a melhoria dos resultados empresariais. Daí a importância de investir na cultura da empresa.

Gostou de entender melhor sobre cultura da empresa? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e continue acompanhando nossas atualizações pelo Facebook e LinkedIn! Estamos sempre trazendo novidades e dicas como essas!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.