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Valuation: como calcular o valor de uma empresa

Entenda o que é valuation, por que é importante e como calcular o valor da sua empresa
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Sumário

Você sabe quanto vale a sua empresa? O Valuation é uma técnica de levantamento do valor de uma organização, seja qual for o serviço ou produto ofertado. 

Se você tem uma pequena ou media empresa e em algum momento já se perguntou:

  • Quanto vale a minha empresa?
  • Como calcular o valor da minha empresa?

Então você é um empreendedor que se preocupa e olha para o futuro do seu negócio! E entende que saber o valor da sua empresa é fundamental se você quer aproveitar melhor as oportunidades que surgem no mercado.

De acordo com o Sebrae, existem 6,4 milhões de empresas no Brasil e 99% desse total são micro e pequenas empresas (MPE). Logo, neste cenário, saber avaliar o valor de mercado da empresa representa vantagem.

Empresa pequena precisa calcular o Valuation?

A resposta é sim! Este não é um método que se aplica exclusivamente em grandes empresas.

Antes de tudo, é preciso que o empreendedor tenha uma mudança de mentalidade e um propósito por trás do seu negócio.

O dono ou a dona do negócio precisa ter uma visão de que sua empresa é um produto. E que este produto pode ser vendido em algum momento.

É importante ter clareza que o seu negócio é, também, uma oportunidade de ganhar dinheiro e não apenas um estilo de vida.

O que é o Valuation?

Valuation é uma técnica para avaliação do valor da empresa. É uma ferramenta que permite uma visão gerencial e estratégica do negócio.

O cálculo do valuation pode ser feito de diferentes formas, considerando diversas variáveis do negócio, além de dados do mercado e setor de atuação.

Dessa forma, o principal objetivo é entender, através de projeções, qual o valor da empresa e enxergar a tendência de crescimento do valor do seu negócio no mercado.

Através deste cálculo, é possível compreender a saúde financeira de uma empresa, tendo uma visão sobre o fluxo de caixa, analisando seus ativos e passivos e, dessa forma, ter uma previsão se o futuro da empresa é sustentável ou não.

Por que calcular o valor da sua empresa?

Entender quanto vale uma empresa pode facilitar a atração de investidores que buscam as melhores oportunidades para aportar dinheiro, por exemplo.

Por outro lado, saber o valor da sua empresa pode servir para o momento de comprar e incorporar outros negócios e até mesmo criar uma sociedade.

Além disso, de forma mais ampla, o valuation possibilita uma visão gerencial e estratégica do negócio. Pois permite conhecer profundamente os pontos fortes e fracos para apoiar a direção da estratégia.

Entender o valor da sua organização te possibilita conhecê-la melhor, investigando as particularidades que agregam valor e as que o fazem perdê-lo. Desse modo, você pode atenuar essas fraquezas a longo prazo.

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Tipos de Valuation

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para avaliar uma empresa. As mais frequentes são:

Fluxo de Caixa Descontado – FCD

Essa análise objetiva uma perspectiva de valor para a organização com projeções de lucro futuro adotando o desconto de risco associado ao investimento. Assim, quanto maior o espaço de tempo estudado, mais complexas e menos precisas serão as projeções.

A base de cálculo do FCD utiliza entre, no mínimo, cinco anos e, no máximo, dez anos em suas projeções. Suas principais vantagens são a demonstração de riscos à empresa e a competência de apresentar uma avaliação de caixa em médio prazo.

O FCD também possibilita que o analista preveja o valor com base em diversos cenários e inclusive elaborar uma análise de sensibilidade.

Múltiplos de Mercado

Com o cálculo Valuation, a partir do método Múltiplo de Mercado, é feita uma acareação relativa de indicadores de análise da empresa, que atuam no setor de escolha. 

Entre os valores referenciais mais usuais está o Ebitda ou Lajida que apresenta o lucro da organização antes dos juros, impostos, amortização e depreciação. 

Ainda que seja uma técnica muito utilizada, especialmente por sua simplicidade para ser aplicada, o Valuation de múltiplos de mercado pode projetar determinados problemas.

Isso porque, é bem difícil se deparar com empresas que atuam no mesmo segmento e tenham a mesma categoria de negócio. 

Dessa forma, ao utilizar o modelo de comparação, há a possibilidade de algumas especialidades não serem consideradas . Além do mais, o modelo não estuda apenas o momento atual, mas o período como um todo. 

Valuation Contábil

Na técnica de Valuation contábil é apontado somente a contabilidade da organização, isto é, seu patrimônio líquido. 

Entretanto, mesmo que ocorram descontos  relativos a depreciação e amortização do período, essa técnica costuma não ser suficiente para definir o valor real da organização.

Seu ponto fraco é que ele desconsidera os bens intangíveis da empresa, envolvendo a marca, patentes, franquias e outros. 

Como é feito o cálculo de Valuation

Traremos aqui um passo a passo detalhado de como realizar o cálculo de Valuation usando o método de Fluxo de caixa descontado. Esse modelo é visto como o mais completo e recomendado por ter o máximo de exatidão. 

Projeção de Caixa 

O primeiro passo para desenvolver a avaliação da organização, através do modelo FCD, é projetar o fluxo de caixa [soma do recebido – soma dos gastos totais] em dado período.

Para garantir um estudo preciso, um período tido como aceitável é de cinco anos. No entanto, esse tempo é definido pela estabilidade da organização estudada. 

Organizações mais estáveis permitem um estudo mais fácil. Pois nesse caso pode-se determinar um período ainda maior mantendo a qualidade dos dados.

Em contrapartida, organizações menores, startups e empresas associadas a setores mais dinâmicos, como tecnologia, a título de exemplo, tendem a exprimir resultados com uma curva de oscilação maior. Por este motivo, nestes casos os resultados são menos confiáveis.

Por isso, para se ter dados mais confiáveis recomenda-se atenuar a estimativa de tempo e  inserir as taxas de crescimento nas contas do fluxo de caixa para os anos futuros. 

Definição da taxa de desconto

Este segundo passo é o mais complexo do modelo FDC, é nele que encontra-se um parâmetro para determinar a taxa de desconto. Ainda que, não tenha uma lógica miraculosa, a definição costuma não ser consensual entre os analistas. 

Essa taxa de desconto tem o propósito de exprimir a depreciação do poder de compra ao longo prazo, ocasionado pelas incertezas.

Esse valor precisa ser maior que a Taxa Selic e deve fundamentar-se no risco da organização conforme as possibilidades de investimentos à disposição, como por exemplo, a bolsa de valores. 

Neste momento aparecem divergências. Pois, por um lado, vários analistas propõem que para calcular a taxa de desconto, é necessário empregar o rendimento médio da organização na Bolsa de Valores. Por outro lado, há analistas que assumem que  a média de rendimentos em renda fixa tem de ser utilizada. 

E para complicar um pouco mais, há uma terceira via que assume uma estrutura mais complexa. Ela estuda o custo de capital da organização e os riscos médios do setor de atuação. Perante esse estorvo, uma boa solução e também bastante utilizada, é a base de rendimentos médios da Bolsa. 

Somatório dos fluxos descontados

O valor da somatória de todos os fluxos de caixa, subtraindo as taxas de desconto é o Valuation atual da organização estudada. Uma vez que a base para o cálculo principal é feita, é relevante compreender outras minúcias de Valuation. 

Vejamos um exemplo de cálculo de Valuation:

Métodos de Valuation-fórmulas

Onde,

  • CFi = Fluxo de Caixa gerado no período i, estimado dos períodos 1 a T;
  • Kc = Taxa de Desconto (WACC);
  • g = Taxa de crescimento no longo prazo;
  • EV = Enterprise Value ou Valor da Empresa; e
  • TV = Valor Terminal ou Valor Residual;

Agora que você já conhece sobre a Valuation e as possibilidades para descobrir quanto sua empresa vale, conte com a Valoreasy para te ajudar a tomar as melhores decisões financeiras para o seu negócio. Conheça nossos serviços!

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