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Como fazer um Plano de Negócio para pequena empresa?

Plano de Negócios para Pequena Empresa
Entenda o que é o plano de negócio, por que é importante e aprenda como elaborar um bom plano de negócio para sua pequena empresa.
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Sumário

Sabe  como elaborar um bom Plano de Negócio? Nesse artigo, vamos te ajudar a entender o que é e como fazer um Plano de Negócios para planejar a sua empresa.

Antes de criar uma empresa, ou até mesmo para empresas que já existem há algum tempo e querem expandir sua atuação, é preciso planejar cada detalhe da melhor maneira. Afinal, quanto mais ajustada estiver a empresa maiores serão as chances de sucesso do negócio.

De acordo com especialistas do Sebrae, o plano de negócio é uma etapa importante para uma empresa dar certo.

No texto de hoje, vamos te ajudar a entender o que é um bom Plano de Negócios e como você pode elaborar um para a sua empresa. 

O que é o Plano de Negócio?

O Plano de Negócio é uma espécie de roteiro, onde o empreendedor, vai detalhar todos os passos e pontos importantes para o bom funcionamento de seu negócio. 

É nele que será possível fazer pesquisas amplas para compreender o negócio, identificar possíveis problemas antes que eles ocorram e garantir sempre o melhor para o futuro da empresa.

Através de um Plano de Negócios bem estruturado é possível detalhar o modelo do negócio para garantir que a estratégia esteja bem amarrada com o plano tático e operacional no dia a dia.  

Qual a importância do Plano de Negócio?

Conforme pontuado acima, o Plano de Negócio é bastante importante para que o planejamento e a execução do negócio caminhem juntos para o sucesso. 

Para exemplificar toda a importância dele, vamos mostrar algumas de suas vantagens:

  • É possível simular cenários favoráveis e desfavoráveis para entender onde a empresa estará inserida, e identificar seus prós e contras;
  • Organizar e alinhar detalhes fundamentais por trás da empresa. Como alinhamento entre os sócios, e equipe por exemplo;
  • Apresentar o negócio para um possível investidor ou financiamento;
  • Criar estratégias para chegar a mais clientes;
  • Entender o mercado que a empresa estará inserida;
  • Entre muitas outras vantagens.

Além disso, com o planejamento correto é possível estabelecer uma empresa muito mais preparada para lidar com os desafios diários do empreendedorismo. Afinal, no mundo dos negócios não se pode deixar espaços para o acaso. 

Como elaborar um Plano de Negócio?

Após explicarmos o que é, e sua importância, é hora de mostrar como fazer para elaborar o melhor plano para o seu negócio. 

Através de um passo a passo com seis etapas, vamos te mostrar como fazer para dar vida ao planejamento da  sua empresa.

As seis etapas se dividem em: um sumário executivo, análise de mercado, planejamento de marketing, planejamento operacional, planejamento financeiro e  análise estratégica final do projeto.

Vamos a elas!

Sumário executivo

O sumário executivo é o ponto de partida do Plano de Negócio. Nele devem estar algumas informações importantes como:

  • Descrição do negócio e o que será seu diferencial;
  • A missão da empresa;
  • Descrição do perfil, colaboradores e dos empreendedores que fazem parte da empresa;
  • Quais serão os produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa, bem como os seus benefícios;
  • Quem será o público alvo da empresa; 
  • Endereço de onde será a empresa (caso tenha umasede física);
  • Qual será o valor do investimento total para abrir a empresa;
  • Enquadramento tributário;
  • Forma jurídica;

Os pontos descritos acima podem mudar de acordo com o modelo escolhido para a empresa. 

Análise de Mercado

A Análise de Mercado é o ponto do Plano de Negócio que vai ajudar a entender melhor quem serão os clientes da empresa, quem é a concorrência e com quais fornecedores irá trabalhar.

Desse modo, esse é um dos pontos fundamentais em todo esse processo. Afinal, é um momento de pesquisa onde será possível entender melhor o cenário que a empresa está inserida.

Para facilitar o entendimento, vamos separar a análise em três pontos-chave: clientes, concorrência e fornecedores.

Segmentação de clientes

A segmentação de clientes é uma das etapas que deve demandar mais tempo. Isso porque é a clientela que vai manter o negócio funcionando. São os clientes que vão adquirir os produtos e os serviços oferecidos pela empresa.

Portanto, é preciso analisar os clientes e responder algumas perguntas para facilitar o entendimento do público-alvo da empresa.

  • A minha empresa vai vender para pessoa jurídica , pessoa física, ou ambas?
  • Qual é a idade média dos clientes que minha empresa busca? Quais são os gêneros, grau de escolaridade, estado civil destes clientes?
  • Qual a frequência média que os clientes vão procurar os serviços ou produtos?
  • Onde eles estão comprando?
  • Quais são suas dores e motivações para buscar os serviços ou produtos que minha empresa vai oferecer?

Para responder a essas perguntas do Plano de Negócio, é preciso de fato pesquisar e ir atrás de referências válidas. Afinal de contas, será a partir dessas informações que a empresa vai fundamentar sua atuação no mercado.

Quando o foco são os clientes, é preciso buscar o máximo de adequação entre as necessidades que eles têm, com o tipo de produto ou serviço que a empresa vai fornecer.

Dentro disso, é bastante relevante saber o máximo de detalhes sobre eles. Dessa forma, questões como onde eles estão, qual o preço certo para chegar até eles, entre outras perguntas, devem ser respondidas.

A segmentação é importante, pois assim é possível “fatiar” cada vez mais o tipo de público, para de fato chegar ao verdadeiro público-alvo. 

Inclusive, quando falarmos sobre o marketing mais abaixo, ficará ainda mais claro o quanto é importante definir os clientes que a empresa vai mirar.

Análise da concorrência

Após definir o público-alvo, o próximo passo no Plano de Negócio, é ir atrás dos concorrentes. Afinal, será nesse mercado que a empresa vai funcionar, e lidar com a concorrência é necessário.

Além disso, ao analisar os concorrentes é possível identificar erros e acertos, que podem ajudar   sua empresa a ter uma gestão melhor ainda.

Por isso, nesse ponto, novamente surgem perguntas-chave que vão ajudar a fazer a análise correta da concorrência:

  • Qual é a qualidade dos produtos ou serviços que os meus concorrentes estão oferecendo?
  • Qual o preço praticado pelo mercado?
  • Como é feito o atendimento?
  • Quais as condições de pagamento que oferecem?
  • Qual o horário de funcionamento?
  • Conta com serviços de entrega?
  • Conta com atendimento online?
  • Qual será o diferencial que a minha empresa vai oferecer para o mercado?
  • Como será possível conquistar o público deles (que é o mesmo que o seu)?

Cada tipo de negócio tem perguntas específicas para avaliar. Dessa forma, é preciso usar o máximo de informações possíveis, para ter certeza que a análise da concorrência foi feita de forma efetiva.

Análise dos fornecedores

Para fechar a análise de mercado, é preciso fazer a análise dos fornecedores. Afinal, serão eles que vão garantir que a sua empresa tenha os insumos  para oferecer seus produtos ou serviços ao público-alvo.

No Plano de Negócio, a análise dos fornecedores é fundamental, pois será onde a empresa vai buscar a matéria-prima ou os subsídios para garantir que a empresa funcione e atenda a demanda.

Na maioria dos casos, haverá diversas opções de fornecedores, e cada uma delas terá características que precisam ser avaliadas. Por isso, a análise dos clientes e da concorrência é importante, pois vai dar um norte para a empresa escolher o fornecedor que ofereça o melhor  custo-benefício para o seu negócio.

Planejamento de marketing

No plano de marketing é onde a empresa vai trabalhar a forma que vai descrever os seus produtos e/ou serviços e se comunicar com seu público-alvo. Dentro disso, também podemos colocar os canais através dos quais a empresa vai fazer sua publicidade.

Essa etapa é onde a empresa vai estruturar como será o seu marketing e as diretrizes em torno dele. Desse modo, é muito importante ter feito a segmentação correta dos clientes. 

Com o público definido é muito mais fácil estruturar como serão as propagandas e como a empresa deve se comunicar com o cliente desejado.

Planejamento operacional

O planejamento operacional é onde será descrito o funcionamento da empresa. Dessa maneira, serão demonstrados no Plano de Negócio, os passos que a empresa vai adotar para desenvolver e vender os produtos e/ou prestar os serviços.

Desse modo, é preciso responder algumas perguntas no planejamento, tais como:

  • Quanto tempo será demandado para realizar a prestação de serviços e as vendas?
  • Quantos colaboradores a empresa precisa ter? E quais as suas qualificações?
  • Que equipamentos serão necessários para a empresa funcionar
  • Quais serão os prazos dos fornecedores?
  • Qual a capacidade de armazenamento e distribuição?

Novamente, cada tipo de empresa tem perguntas-chave ligadas ao operacional. Quanto mais perguntas puderem ser quantificadas e respondidas nesta etapa, melhor serão os resultados finais.

Importante: é nessa etapa que deverá ser traçado o perfil dos colaboradores que a empresa vai buscar. Ter isso claro é muito importante, pois os colaboradores são parte fundamental de qualquer negócio. 

Por isso, ter requisitos definidos vão ajudar a empresa na hora de analisar candidatos e de fato, contratar os colaboradores para ajudar a dar vida a empresa.

Planejamento Financeiro

Aqui é um dos momentos mais importante no Plano de Negócio, afinal estamos falando do lado financeiro, algo sem o qual uma empresa não prospera. Aqui é preciso descrever todos os investimentos que serão necessários para a empresa existir.

Além disso, é muito bom trabalhar com projeções para entender como será o andamento da empresa.

O capital de giro é algo que deve ser bastante pensado nesse momento. Afinal, empresas pequenas podem demorar um tempo até se estabelecer. Contar com a segurança extra do capital de giro é fundamental nos primeiros meses da empresa.

É nesse ponto, que muitas vezes é verificado que a empresa não tem os recursos necessários para se manter. Dessa forma, é possível fazer análise se vale a pena fazer empréstimos, buscar apoio de terceiros ou aguardar mais um tempo até captar mais recursos.

O erro das pequenas empresas é justamente não dar a atenção devida ao financeiro. Por isso, é preciso ser o mais detalhista possível nessa etapa. 

Análise Estratégica do Plano de Negócio

Por último, mas não menos importante, chegamos na etapa “final”

Vamos pensar no Plano de Negócio como um filme, essa etapa é onde o diretor senta para assistir ao filme e verificar se tudo está de acordo. Trazendo para o cenário real. É nessa fase que são verificados todos os pontos e é onde será possível identificar os erros e acertos.

Dessa forma, nessa análise o empreendedor terá a certeza ou não, do que vai dar certo na sua empresa. Caso encontre problemas, basta voltar algumas “casas” e restruturar o planejamento da melhor forma.

Aqui o empreendedor deve ser criterioso, afinal, após passar pela aprovação da análise final, é hora de colocar a mão na massa e executar o plano pensado para sua empresa. Por isso, essa etapa pode ser repetida diversas vezes forem necessárias, até chegar ao melhor resultado.

Um Plano de Negócios bem feito com certeza ajudará a aumentar as chances de êxito da sua empresa.

E atenção! O Plano de Negócios não é um produto acabado… ele deve permanecer evoluindo, por isso não serve apenas para empresas que estão iniciando. Na verdade, o planejamento deve ser revisitado com frequência, ajustado e adaptado com novas informações que vão surgindo ao longo do tempo. Mantenha seu negócio e o plano dele sempre atualizados!  

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