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Gerenciar tráfego do site: conhecer para conquistar

gestão de tráfego
Gerenciar tráfego no site significa analisar dados e estatísticas da origem e do comportamento dos visitantes para melhorar o que for necessário.
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Sumário

Gerenciar o tráfego do site da sua empresa é uma das tarefas mais importantes do marketing digital. Isso porque quanto melhor você conhecer seu cliente, maiores serão suas chances de vendas.

Gerenciar significa tomar decisões baseada em dados e estatísticas. Da mesma forma, no marketing digital isso não é diferente. É necessário coletar, medir, analisar e agir para que o fluxo de visitas e o engajamento das pessoas sejam cada vez melhores.

Conhecer o fluxo de visitantes e seu comportamento é o primeiro passo para melhorar a presença da sua marca na internet. E para isso existem várias ferramentas que coletam os dados de navegação nos sites e geram relatórios para análise.

É possível, por exemplo, levantar a quantidade de visitas, de onde os usuários veem e o que fazem assim que entram no site. Dessa forma, você pode mensurar o desempenho das estratégias de marketing digital.

O gerenciamento do tráfego do site pode medir todos os esforços digitais da sua empresa (site, redes sociais, e-mail). E a ferramenta mais utilizada para análise do comportamento da audiência no mundo digital é o Google Analytics.

Nesse artigo vamos explicar a importância do gerenciamento do tráfego do site e também os principais recursos do Google Analytics para te auxiliar nessa tarefa.

Qual a importância de gerenciar o tráfego do site

Analisar o resultado do tráfego do site é imprescindível para otimizar os investimentos e direcionar as ações de marketing. É fundamental substituir o “achismo” pela compreensão mais precisa do comportamento do consumidor.

Uma das principais vantagens do gerenciamento do tráfego é compreender melhor o público-alvo. Pois é importante conhecer os dados demográficos da sua audiência, os horários que eles mais acessam, os dispositivos que utilizam e a origem das visitas.

Se, por exemplo, houver um predomínio grande de visitantes de uma determinada idade, gênero ou cidade, você pode adequar o conteúdo do site, as palavras-chave e os anúncios para esse público e, com isso, aumentar o engajamento.

Conhecendo os horários mais frequentes e os canais mais usados, você pode também configurar as campanhas pagas no Google Ads para priorizarem essas características. Dessa forma, seu orçamento poderá será canalizado para o que traz maior retorno.

Gerenciar o tráfego do site também possibilita descobrir o que está fazendo sucesso no site e também o que não está funcionando. É possível saber quantas visitas cada página teve e quanto tempo os visitantes permaneceram em cada uma delas. Assim, você pode melhorar ou eliminar páginas pouco populares e manter as que geram engajamento maior.

O que é o Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta de análise de resultados digitais mais utilizada no mundo. Aliás, ela é gratuita e é do próprio Google. Ela coleta informações dos usuários que acessam os sites e gera relatórios para serem analisados. A coleta é feita através de um código de rastreamento que deve ser instalado nas páginas do site.

A ferramenta é bastante intuitiva e exibe uma série de dados que podem ser analisados isoladamente, comparados ou cruzados. Os dados são exibidos em quatro diferentes dimensões:

  • público-alvo: quem visita;
  • aquisição: de onde chega;
  • comportamento: o que faz;
  • conversões: como converte.

No site do Google Analytics, os primeiros passos que você deve seguir é criar uma conta, configurar o site que será analisado e adicionar nele o código de rastreamento gerado.

Também é recomendável associar as contas do Google Ads (se você tiver) e do Google Analytics para compartilharem dados entre elas e recolher informações mais abrangentes para suas análises.

O que deve ser gerenciado

Antes de mais nada, é preciso saber como filtrar e analisar o enorme volume de informações disponibilizado pelo Google Analytics. Ou seja, você deve evitar gastar tempo avaliando todos os relatórios da ferramenta aleatoriamente.

Você deve ter um planejamento que envolva a frequência na qual os relatórios serão analisados, quais relatórios serão analisados e o que será feito depois das análises. Ou seja, é necessário definir os objetivos, medir os progressos e fazer as melhorias onde for necessário.

Por isso, concentre-se em poucos indicadores: naqueles que são relevantes para o seu negócio. Os indicadores precisam ser antes contextualizados para então serem analisados.

Público-alvo

É sempre importante avaliar a evolução da quantidade de usuários do site. Isso porque existe uma relação direta entre o volume de vendas e a quantidade de acessos ao site. Logo, procurar ter um fluxo alto de visitas geralmente significa faturar mais.

A ferramenta demonstra o número de visitas e o número de visitantes. Mas são informações diferentes e não devem ser confundidas. O número de visitas é o total de exibições do site, independente de quantas vezes a exibição foi feita para a mesma pessoa. Por outro lado, o número de visitantes representa a quantidade de pessoas que visitaram o site, independente de quantas vezes elas visitaram.

Além disso, as análises do público-alvo devem ser enriquecidas usando segmentações (sexo, idade, cidade, interesses). Também é importante avaliar o tempo de permanência no site e as taxas de rejeição.

Aquisição

É necessário também saber de onde os visitantes estão chegando no seu site e como o percentual de cada uma das fontes se comporta ao longo do tempo. Isso porque grandes mudanças nesses percentuais podem sinalizar algum problema específico em um dos canais.

Existem sete principais fontes de tráfego para um site:

  • buscar orgânica: os que pesquisaram no Google;
  • e-mail: os leitores;
  • direto: os fiéis;
  • social: os seguidores;
  • busca paga: os consumidores;
  • referência: os que chegam através de link de outros sites;
  • outros: o restante.

O Google Analytics possibilita a criação de “segmentos” para que sejam feitas análises comparativas entre cada um dos tipos de tráfego.

Esse tipo de análise pode sinalizar quais as melhores formas de atrair público para seu site. Bem como, decidir o melhor momento de fazer campanhas pagas, buscar parcerias com outros sites ou investir em SEO para melhorar as buscas orgânicas.

Comportamento

Os relatórios de comportamento disponibilizam informações sobre as interações dos visitantes no site. É possível rastrear o que eles fizeram no site depois que entraram.

Algumas análises interessantes são as visualizações de páginas, as páginas de destino e páginas de saída, a velocidade do site, as palavras-chave pesquisadas para se chegar no site e os eventos realizados (como cliques em determinados botões, por exemplo).

Esses dados possibilitam avaliar o engajamento dos visitantes e se eles estão avançando para novas etapas na jornada de compra. Assim como, é possível concluir quais páginas fazem sucesso e quais estão afastando as pessoas do site.

Por fim, a análise das palavras-chave pode apontar as que trazem mais visitantes e indicar mudanças no conteúdo do site para contemplá-las.

Conversão

Para análise das conversões, é necessário antes criar Metas no Google Analytics. Existem quatro tipos de metas possíveis:

  • destino: quando o objetivo é que o visitante chegue a uma página específica (muito usada para páginas de confirmação de formulário preenchido ou compra realizada);
  • duração: quando o objetivo é manter o usuário conectado pelo maior tempo possível (muito usada para visualização de vídeos);
  • páginas por visita: quando o objetivo é que o usuário acesse uma quantidade grande de páginas (muito usada em sites de notícias);
  • eventos: cliques em botões, download de arquivos.

Você deve saber o que deseja que os visitantes façam em seu site e então encaixar seus objetivos em cada um desses quatro tipos de metas.

A análise de conversões também é mais eficiente quando é feita usando segmentações. Assim, você pode descobrir os perfis de visitantes que mais convertem e os que menos convertem.

O Google Analytics permite uma infinidade de análises, algumas mais elementares e outras mais complexas. No entanto, o ideal é começar a colher os benefícios usando essas análises mais básicas e ir se aprofundando na medida que você adquirir experiência com a ferramenta.

Agora que você já sabe a importância de gerenciar o tráfego do site, que tal então consultar nosso artigo sobre como turbinar o site de sua empresa e melhorar a presença digital da sua empresa.

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