fbpx

Metodologias ágeis: quais são as principais e como implementá-las

O que são as metodologias ágeis e quais são as melhores para pequenas empresas?
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

As metodologias ágeis estão entre as principais novidades no período pós pandemia, gerando reestruturações e novas formas de encarar os processos internos. Porém, engana-se quem acredita que apenas grandes empresas têm acompanhado a atualização.

Pelo contrário, a pandemia foi responsável por popularizar muitas formas de trabalhar, como a automatização de tarefas, o home office e, claro, o uso da metodologia ágil para otimizar e acelerar resultados.

De acordo com insights recentes da McKinsey, líder mundial no ramo de consultoria empresarial, as empresas já familiarizadas com a metodologia ágil tiveram respostas duas vezes mais rápidas em comparação com outros concorrentes. Isso tudo sem prejudicar a experiência e a satisfação do cliente.

Hoje, a Valoreasy preparou este conteúdo sobre as metodologias ágeis e explica o porquê delas serem tão importantes e úteis no mundo corporativo. Então, caso queira saber mais, leia este artigo até o fim!

O que significa metodologia ágeis?

As metodologias ágeis são formas de conduzir processos internos com o objetivo de aumentar a produtividade sem implicar no aumento de gastos operacionais. Ou seja, a empresa rende mais, ganha mais e não vê crescer os investimentos nos processos.

Embora a definição seja clara, a sua estruturação está longe de ser simples. Por conta do objetivo mais audacioso, a implementação de uma única metodologia ágil pode refletir em reestruturações bem abrangentes.

Geralmente, o processo começa na definição de hierarquias e fluxogramas de demandas mais claras. Nisso, extingue-se a ideia de recorrer aos demais colaboradores e somente assim solucionar problemas, desde os mais simples aos mais complexos.

Todos esses conjuntos de práticas têm objetivos em comum: tornar a entrega mais ágil e elevar ainda mais a qualidade do produto ou serviço.

Inclusive, esses valores e princípios apareceram pela primeira vez no Manifesto Ágil, ou Manifesto for Agile Software Development em inglês, ainda em 2001. À época, 17 programadores e empreendedores apresentaram formas de conduzir processos.

Na sequência, eles listaram características e definiram todos os valores e princípios obrigatórios para garantir que determinada forma de gestão possa ser classificada como ágil.

Os valores são divididos em quatro frentes: Indivíduos e interações; Projeto em funcionamento; Colaboração com o cliente; e Responder a mudanças.

Nos tópicos a seguir você entende o que cada valor significa.

1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

O primeiro valor das metodologias ágeis implica em reconhecer que todo processo envolve diretamente ou indiretamente interação. Sendo assim, é necessário garantir que haja uma comunicação de qualidade.

2. Projeto em funcionamento mais que documentação abrangente

O segundo valor diz respeito à entrega do projeto, isto é, toda entrega precisa ser funcional e focada em resultados. Na prática, mais importante do que os processos internos entregues, as demandas devem agregar valor.

3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

O terceiro valor reforça que a colaboração entre cliente e colaboradores deve focar em um mesmo objetivo: resultados. Portanto, não há espaço para rixas ou divergências, e todas as decisões partem em busca de metas almejadas pela equipe e por clientes.

4. Responder a mudanças mais que seguir um plano

Por fim, o último valor das metodologias ágeis explica que, mais importante do que o plano, é a forma de lidar com os inevitáveis imprevistos.

Sendo assim, toda metodologia ágil considera que mesmo os mais complexos planos não são à prova de falhas. Justamente por isso, ter informações e alternativas em caso de erros é algo mais importante do que o próprio plano.

Princípios do manifesto ágil

Fora os valores, há ainda os princípios do manifesto ágil, que é dividido em 12 pontos. Em comum, todos os pontos servem como diretrizes de uma metodologia ágil.

Os princípios do manifesto ágil são:

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua do processo de valor;
  2. Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas;
  3. Entregar projetos funcionais e com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos;
  4. Pessoas relacionadas a negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto;
  5. Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho;
  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara;
  7. Projeto funcional é a medida primária de progresso;
  8. Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes;
  9. Continuar a atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade;
  10. Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito;
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis;
  12. Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.

Atualmente, há também o Modern Agile, que apenas atualiza os conceitos do manifesto original.

A partir de todas essas definições, as metodologias ágeis surgiram e, após o período da pandemia, logo se popularizaram no meio corporativo.

Hoje, elas se destacam por serem alinhadas ao mundo globalizado, valorizar as características individuais dos colaboradores e entregar processos com mais agilidade, aumentando resultados sem elevar os custos das operações.

Quais são as metodologias ágeis?

Há diversas metodologias ágeis e todas têm características exclusivas. Entre alguns exemplos estão Lean, Kanban, Extreme Programming (XP), Minimum Viable Product (MVP), Scrum, Feature Driven Development (FDD) e Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos (DSD).

Com tantas possibilidades, naturalmente há alternativas mais interessantes conforme o porte da empresa. Com isso em mente, a Valoreasy destaca os métodos ágeis mais úteis para pequenas e médias empresas.

1. Lean

A metodologia Lean está entre as principais alternativas de gestão de projetos, especialmente em demandas que envolvem logística e uso de recursos em grande quantidade.

Esse conceito partiu do mercado automobilístico, que precisa de precisão e controle na hora fazer estocagem e armazenar as tantas peças envolvidas na construção de automóveis.

Então, a Lean desenvolve um fluxograma focado na gestão de entregas, ou seja, não há excessos e nem mesmo processos mais complexos. Pelo contrário, tudo parte da agilidade de entregas e da redução de gastos excessivos relacionados aos processos.

2. Kanban

O Kanban é uma metodologia ágil bastante presente em empresas com processos mais criativos, como agências de publicidade, escritórios de arquitetura, entre outros exemplos. Ao contrário de outras alternativas, ele foca em soluções mais visuais de processos.

Portanto, ao invés de construir regras claras que se limitam à escrita, o método Kanban transforma regras, status e fluxos de trabalho em soluções focadas em passar uma mensagem através de peças gráficas, como planilhas, calendários ou mesmo quadros.

Inclusive, muitos softwares focados em gestão de tarefas, como Asana, Monday e Trello utilizam a metodologia ágil Kanban para proporcionar resultados mais eficientes.

Um exemplo bastante comum é a divisão de tarefas em coluna e por status, como “em progresso”, “refação”, “cancelada”, “em espera” etc. Em cada coluna, um colaborador atualiza individualmente cada tarefa delegada a ele.

Vale destacar que o Kanban se destaca por ser facilmente implementado e acompanhar outras metodologias ágeis.

3. Extreme Programming (XP)

O Extreme Programming (XP) é muito comum em áreas da computação, principalmente nos meses finais de desenvolvimento de apps e programas. Na prática, a metodologia estabelece diretrizes e valores que focam em entregas ágeis e com alta eficiência.

Geralmente, um projeto que adota a metodologia XP é dividido em quatro etapas: Planejamento; Design do projeto; Codificação; e Testes. Todos eles são codependentes e seguem valores bem claros.

Entre todos os valores, vale destacar os três mais importantes: Comunicação; Simplicidade; e Feedback.

Em comunicação, todos os processos de comunicação buscam ter linguagens claras, objetivas e livres de ruídos. Já a simplicidade é constituída por soluções que priorizam a agilidade e, claro, a solução do problema.

Por fim, o feedback pode ser definido em colher informações entre os stakeholders do projeto e na sequência corrigir eventuais desencontros entre expectativa e entrega, criando um processo de melhoria contínua.

4. Minimum Viable Product (MVP)

O Produto Mínimo Viável, ou Minimum Viable Product (MVP) em inglês, é uma metodologia ágil muito conhecida entre startups e novas empresas. Como o próprio nome sugere, o conceito busca lançar um produto ou serviço com o menor investimento possível.

Assim, em vez de lançar projetos, produtos e serviços em definitivo, você resolve o problema do seu cliente com o menor custo possível. Entre tantos exemplos de MVP, o mais comum fala da comparação entre bicicleta e carro.

Na prática, ambos garantem mais agilidade na locomoção, porém os investimentos necessários em cada alternativa são bem diferentes, seja por parte da empresa ou do cliente.

Portanto, a empresa concentra os esforços em solucionar a necessidade do cliente do modo mais simples possível e deixa de focar em alternativas mais abrangentes.

5. Scrum

Entre todas as metodologias ágeis, o Scrum lidera como a forma de gestão ágil mais utilizada do mundo. O motivo está no seu baixo investimento inicial e na possibilidade de garantir mais bem estar aos colaboradores e resultados à empresa.

O Scrum funciona a partir de sprints, períodos definidos entre uma a quatro semanas. Dentro desses sprints, há as demandas a serem cumpridas, que ficam listadas no backlog e devem ser realizadas durante esses intervalos.

Embora pareça simples, o conceito Scrum conta também com o sprint planning e o daily scrum, que consistem respectivamente no planejamento do sprint e na realização de rápidas reuniões diárias para aumentar a transparência das pendências.

Melhor metodologia ágil para pequena empresa

As melhores metodologias ágeis para uma pequena empresa são Kanban, MVP e Scrum. A partir desses três conceitos, você consegue tornar projetos mais viáveis e ao mesmo tempo evitar erros durante as entregas de cada etapa.

O Kanban é útil por simplificar os trâmites do projeto e torná-los mais claros. Felizmente, com os tantos apps gratuitos e disponíveis, implementá-lo pode ser feito em poucos dias.

Por outro lado, o MVP serve para cadenciar as entregas e expectativas, tanto da empresa quanto dos clientes. Ao adotá-lo, você garante um crescimento mais estável e, acima de tudo, previsível.

Além disso, à medida que o conceito MVP mostra resultado, você consegue tornar o escopo mais ambicioso. Assim, a evolução se torna constante até alcançar a maturidade do seu negócio.

Por fim, o Scrum se destaca por garantir processos mais transparentes e seguir as atuais necessidades do mercado empresarial.

Do ponto de vista do gestor, os processos ganham mais independência, agilidade e transparência, evitando acréscimos durante a operação.

Já na perspectiva dos colaboradores, o Scrum explora os talentos de cada profissional e segue a tendência de flexibilidade promovida durante a pandemia de covid-19.

Como implementá-las?

Com exceção do Kanban, implementar as metodologias ágeis MVP e Scrum não é tão simples. Felizmente, com leitura e um pouco de prática você consegue ter acesso às vantagens desses conceitos.

A começar pelo Kanban, você pode adotá-lo no seu negócio a partir de programas de gestão de tarefas. Entre as principais e melhores alternativas estão o Asana, o Monday e o Trello. Ainda assim, há outras possibilidades caso queira aumentar as opções.

Em relação ao conceito de MVP, o primeiro passo é ler o livro “Startup Enxuta”, do empreendedor e escritor norte americano Eric Ries. Na obra, além de apresentar o conceito, Ries mostra como implementá-lo de acordo com a necessidade do seu negócio.

Já o Scrum está entre as mais difíceis de serem implementadas. Em muitos casos, o gestor interessado em adotar o conceito precisa buscar cursos ou contratar um Scrum Master, responsável por organizar as sprints e corrigir eventuais erros de estruturação.

Os métodos ágeis são excelentes aliados para pequenas, médias e grandes empresas. Felizmente, há formas de melhorar ainda mais o seu negócio. Então, inscreva-se na newsletter da Valoreasy e mantenha-se informado!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!