fbpx

Metodologias Ágeis: Como Aplicá-las em Pequenas Empresas

metodologias ágeis para pequenas empresas
Entenda o que são as metodologias ágeis, como o Scrum, Kanban, FDD e XP e como aplicá-las na sua empresa para atingir resultados rápidos e constantes.
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

As técnicas de metodologias ágeis estão cada vez mais presentes no cotidiano de diversas empresas, principalmente aquelas que optam por estar mais presentes no meio digital.  

Por oferecerem diversas ferramentas que organizam e facilitam os projetos, existe uma grande curiosidade da parte de pequenos empreendedores em adaptar essas metodologias para a sua realidade. 

Apesar das grandes vantagens de se aplicar metodologias ágeis na sua empresa, não existe um método perfeito e único, sendo sempre necessário entender as necessidades e habilidades da sua equipe na hora de decidir qual a melhor opção.  

Mas, antes de escolher a melhor metodologia para a sua realidade, é preciso entender direitinho o que são e como elas funcionam. 

O que são Metodologias Ágeis? 

Metodologias ágeis são o conjunto de práticas voltadas para o gerenciamento de projetos.  

As técnicas de metodologia ágil surgiram no contexto das empresas de criação e desenvolvimento de software.  

Mas, com o tempo, empresas de outras áreas foram adaptando esse formato de acompanhamento de projetos para outras realidades, transformando a maneira de se trabalhar e gerenciar projetos.  

Dessa maneira, as práticas propostas por essas metodologias são diferentes dos métodos tradicionais. Isso porque elas permitirem que o projeto cresça de forma flexível, adaptando o modo de trabalhar às condições da equipe.  

As práticas das metodologias ágeis são estruturadas em ciclos curtos. Em cada novo ciclo existe um conjunto de funcionalidades determinado anteriormente. Dessa maneira, essas metodologias têm o tempo como maior restrição, permitindo entregas rápidas e frequentes.  

As metodologias ágeis tendem a funcionar muito bem em pequenas empresas porque, para a sua implantação, é necessária uma equipe pequena, autogerenciável e multidisciplinar.  

Essas características já são uma realidade de diversos empreendimentos menores, garantindo o sucesso da aplicação dessas técnicas.  

Além disso, por formar equipes menores e possuir ciclos mais curtos de trabalho, é possível acompanhar e fiscalizar de perto cada etapa do projeto, garantindo que ele está crescendo de maneira satisfatória. 

Metodologias ágeis: Quais são os benefícios da sua aplicação? 

As metodologias ágeis melhoram a satisfação e fidelização dos clientes, já que eles ficam envolvidos e engajados durante todo o processo, acompanhando passo a passo do crescimento dos projetos.  

Outro benefício é um aumento na motivação e no envolvimento da equipe, já que permite que todos os membros acompanhem a evolução do projeto, criando diálogos e oportunidades de negociação e aprimoramento dos membros. 

Uma grande vantagem da implantação desse método para empresas pequenas é a grande economia de tempo e custos, já que todas as práticas das metodologias ágeis envolvem o funcionamento da empresa rápida e eficiente, fazendo com que o orçamento e os prazos acordados sejam cumpridos de maneira rigorosa, diminuindo o desperdício.  

As metodologias ágeis também permitem uma melhora na qualidade do produto a ser entregue, já que a interação entre desenvolvedores e clientes permite que o produto final possua todas as qualidades necessárias.  

Além disso, com a comunicação e o planejamento constantes, o projeto fica mais coeso, evitando erros e permitindo uma observação e correção mais ágil caso eles aconteçam. 

Metodologias ágeis mais utilizadas 

Agora que você sabe como essas metodologias funcionam e quais os seus benefícios, é importante conhecer quais as diferenças entre os métodos mais utilizados.  

Vale lembrar que não existe uma metodologia única e ideal para todas as ocasiões, é preciso observar o funcionamento e o perfil da sua empresa e escolher qual se adapta melhor às condições já existentes. 

1- Extreme Programming XP

Ferramenta útil para startups e empresas em processo de consolidação, já que seu objetivo principal é otimizar a comunicação entre funcionários e clientes, fortalecendo as relações pessoais. Suas fases são divididas em  

  • Planejamento do projeto; 
  • Design do projeto; 
  • Codificação (programadores trabalham em pares para obter resultados eficientes); 
  • Testes para verificar se os códigos implementados funcionam como o esperado.  

Além disso, esse método se baseia em 4 conceitos principais:

  • comunicação (evitar lacunas e erros),
  • simplicidade (aplicada durante todo o processo, garantindo rapidez e eficácia),
  • feedback (essencial para a comunicação, consiste no retorno de informações entre os membros da equipe)
  • coragem (saber correr riscos e dizer não quando necessário). 

2- Scrum 

Nesse método, os projetos são divididos em etapas menores chamadas de splints. Cada splint tem duração entre 2 e 4 semanas e engloba uma série de tarefas a serem realizadas.  

Quem determina as características do produto/serviço a ser entregue é o Project Owner, ou seja, a pessoa ou empresa que requisitou o projeto. Os responsáveis pela execução formam o chamado Time Scrum, e devem fazer uma entrega a cada sprint. Esse time é liderado por uma pessoa especializada nessa metodologia ágil, conhecida como Scrum Master, que organiza e facilita o trabalho das equipes.  

Durante a execução de uma sprint são feitas reuniões diárias, chamadas de Daily Scrum. Nessas reuniões a equipe discute quais tarefas vão ser realizadas, levando em conta a prioridade de entregas e apresenta o que foi finalizado no dia anterior.  

No final de cada sprint é feita uma reunião, a Sprint Review Meeting, onde é feito um relatório sobre a última sprint e se discutem o que mudar ou priorizar para a próxima.  

3- Kanban 

A metodologia Kanban, também conhecida como Visual Card tem o foco principal nos gerentes de projeto.  

Ela consiste na elaboração de tabelas ou diagramas de três colunas, que dividem as atividades em pendente, em processo ou concluída.  

Essa tabela deve ser disponibilizada para todos os membros da equipe, evitando que tarefas sejam repetidas ou esquecidas, otimizando o tempo e os recursos. 

Assim, essa metodologia permite um melhor planejamento das tarefas, uma melhoria no desempenho da equipe, a criação de métricas visuais e prazos de entrega contínuos.  

4- Feature Driven Development (FDD) 

O Feature Driven Development ou FDD é uma metodologia ágil baseada no método COAD e nos processos interativos de Lean. Tem o objetivo de tornar o desenvolvimento baseado na funcionalidade, fazendo entregas funcionais em espaços de tempo regulares.  

O FDD possui cinco etapas básicas. As três primeiras são executados uma única vez, no início do processo, e as outras duas são executadas a cada interação: 

  • Entrada (entry): onde se especifica os critérios de entrada das etapas 
  • Tarefa (task): define-se uma lista de tarefas que devem ser realizadas 
  • Verificação (verification): especifica os tipos de avaliações e inspeções de projeto ou código 
  • Saída (exit): especifica os critérios de saída, definindo os produtos.  

Outra característica do FDD é que as pessoas envolvidas no projeto não são limitadas pelos seus papéis, já que uma pessoa pode cumprir mais de um papel, e um papel pode ser feito por mais de uma pessoa.  

Como você viu, as metodologias ágeis podem fazer a diferença na gestão dos projetos da sua empresa. Aproveite para se inscrever na nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada. 

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.