Você sabia que calcular corretamente a margem de contribuição pode diferenciar uma empresa que tem lucro de uma empresa que está tendo prejuízo?
Muitos pequenos empreendedores estabelecem os preços de venda de seus seus serviços ou de seus produtos apenas acrescentando um percentual sobre o custo destes produtos, acreditando que, deste modo, conseguirão pagar todas as contas da empresa e ainda ter um bom lucro.
Mas, é preciso ter cuidado, porque essa conta simples, pode estar comprometendo o faturamento da empresa e fazendo com que o resultado da operação seja menor do que o esperado.
Quer saber como precificar corretamente o seus produtos, garantindo o saldo positivo no final do mês? Pois, para fazer isso, você precisa conhecer esse importante indicador: a margem de contribuição.
Margem de Contribuição: O que é?
A margem de contribuição é o valor que sobra depois que um produto é vendido e são retirados os custos envolvidos na produção desse produto (ou execução, se for um serviço). Esse valor que sobra é o que será usado para pagar as despesas fixas da empresa e também é de onde sai o lucro do negócio.
A margem de contribuição representa, portanto, o valor que a empresa tem a seu dispor para pagar todos os custos fixos e ainda obter lucro. É por isso que o objetivo da gestão financeira deve ser sempre conseguir a melhor margem de contribuição possível.
Quando esse valor é positivo, ou seja, sobra mais dinheiro para a empresa do que a soma das suas despesas, podemos dizer que ela teve um resultado positivo. Por outro lado, quando esse valor é negativo, isso quer dizer que a empresa está gerando menos dinheiro do que ela precisa para pagar as suas despesas. Sinal de alerta, a empresa está operando no no prejuízo.
A margem de contribuição e o lucro
Esses dois indicadores são muito importantes e estão relacionados, mas é preciso saber diferenciá-los.
A margem de contribuição representa, como vimos antes, o valor antes da empresa pagar as suas despesas fixas. Esse valor representa o que chamamos de lucro bruto.
Mas, para calcular o lucro operacional, que é aquele que mostra que uma empresa está tendo um resultado positivo, é preciso que seja deduzido da margem de contribuição as despesas fixas do negócio.
É preciso destacar que o objetivo de todo negócio é gerar lucro operacional, então, quanto maior for a margem e menor forem as despesas da empresa, mais lucro ela terá.
A importância da margem de contribuição
Veja para que serve calcular a margem de contribuição:
- possibilita que a empresa consiga calcular o seu ponto de equilíbrio, que representa a quantidade de unidades que precisa vender para chegar no resultado esperado.
- determina qual o volume mínimo a ser vendido para que a empresa possa começar a gerar lucro.
- possibilita a definição dos preços e tabelas especiais onde a empresa pode oferecer descontos especiais para quem compra acima de um volume específico.
- ajuda a gestão a identificar quais produtos ou serviços devem ter as vendas estimuladas. Ou seja, aqueles que geram maior margem e, da mesma forma, quais são aqueles cujas vendas devem ser descontinuadas.
- avalia a competitividade dos preços praticados pela empresa em relação aos preços praticados pela concorrência.
Como Calcular
Para calcular a margem de contribuição, a conta é bem simples: subtraia do valor de venda os custos e despesas variáveis envolvidos na venda do produto ou serviço em questão. Pronto, o valor que sobra dessa conta é a sua margem de contribuição.
É importante que esse cálculo seja realizado em relação a todos os produtos e serviços que a sua empresa oferece. Também é importante calcular a margem de contribuição total, considerando toda a receita e gastos variáveis.
A margem de contribuição por produto ou serviço possibilita comparar os produtos oferecidos. Assim, você pode saber em quais itens do portfólio a empresa opera com mais margem. Essa informação é relevante para o estabelecimento de estratégias comerciais.
Mas, atenção se você encontrar uma margem negativa em algum de seus produtos. Isso não deve acontecer, a menos que seja uma decisão promocional para alavancar algum outro produto em uma venda de um combo, por exemplo. De qualquer forma, se isso ocorrer, se certifique que a margem dos outros produtos compensa a margem negativa deste produto específico. Caso contrário, pense seriamente em descontinuar a produção deste produto ou a prestação deste serviço ou realizar um ajuste no preço.
Como melhorar a margem
Agora que você já sabe o que é margem de contribuição, para que serve e como calculá-la, preparamos algumas dicas para que você consiga elevar a margem da sua empresa.
- negocie com os seus fornecedores para conseguir os melhores preços do mercado, reduzindo assim os custos de produção dos seus produtos.
- fique de olho nas comissões, uma das despesas variáveis que incidem sob o cálculo da margem de contribuição. Comissões muito altas reduzem as margens, mas elas precisam ser altas o suficiente para motivarem o seu time comercial.
- certifique-se que o enquadramento tributário em que a sua empresa está inserida é o mais adequado para a sua realidade. Isso é importante para garantir que você pague o mínimo possível com impostos.
- mantenha as despesas fixas sob controle, mantendo os gastos sob controle.
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