fbpx

Como fazer gestão estratégica na empresa

A gestão estratégica é muito importante e pode melhorar os resultados da pequena empresa. Veja como implementar a gestão estratégica no seu negócio.
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Você é do tipo de empreendedor que se compromete com as tarefas técnicas e operacionais da sua empresa? Se este for seu caso, é importante ter em mente que essa conduta pode afetar a gestão estratégica da sua organização.

É natural centralizar a tomada de decisões da sua própria empresa, porém se o empresário está vendendo, operando, recebendo e entregando provavelmente não sobrará tempo para acompanhar as tendências de mercado, inovar e desenvolver novas oportunidades.

Esse tipo de conduta gera sobrecarga de trabalho, estresse, falta de objetivos claros, desorganização, falta de confiança em seus colaboradores e sobretudo má qualidade de vida. Pois, gestores que acabam por “fazer tudo” comumente não têm tempo para dedicar-se a sua própria vida profissional, familiar e social.

E para evitar que isso aconteça, é necessário que você saia do operacional e fique mais focado na estratégia da empresa.

Se você se identificou com alguma dessas situações citadas, não precisa se preocupar, pois vamos te ajudar a entender como reverter este cenário. Nesse artigo reunimos alguns conceitos importantes que você precisa saber para sair do operacional e focar no estratégico do seu negócio. Acompanhe!  

O que é e como funciona a Gestão Estratégica?

Gestão estratégica é um conjunto de práticas determinadas pelos gestores de uma organização, que tem como objetivo o desenvolvimento e fortalecimento da empresa.

Com esse propósito, são levados em consideração os cenários externos como a concorrência, economia, política, tendências de mercado, fatores sociais, etc.

E, também, os cenários internos, como o faturamento, recursos humanos, políticas comerciais, desenvolvimento de produtos e serviços, entre outros. 

Dessa forma, a gestão estratégica tem como função o gerenciamento diante de vários cenários e metas futuras, baseando-se nos indicadores do seu negócio.

Além de definir os objetivos primordiais da empresa em um determinado período de tempo, o gestor é responsável por determinar como essas metas serão alcançadas e alocar recursos para que os objetivos se realizem. 

Empresas de grande porte estão acostumadas com a gestão estratégica. No entanto, o que muitos empreendedores não têm consciência é que pequenas empresas se beneficiam muito com a gestão estratégica.

Dessa forma, o empreendedor passa a focar esforços no estratégico visando acelerar seu crescimento e evitar prejuízos financeiros, sem precisar realizar grandes investimentos.  

Quais os objetivos da gestão estratégica?

Vejamos um exemplo para que fique bem claro. Considere que você possui uma pequena loja especializada em  vinhos, e há 4 anos o faturamento se manteve em 300 mil reais.

Se você deseja aumentar em 50%, ou seja, 450 mil reais por ano. Será necessário consolidar a venda pela internet ou ainda ampliar a lista de itens à venda, você pode incluir cervejas artesanais, por exemplo. 

Mas o que é fundamental para realizar essas mudanças para obter o resultado desejado?

E é aí que entra a gestão estratégica, que tem como objetivo alcançar as metas que a empresa espera para seu futuro. Ela define de forma antecipada o que irá acontecer, gerando caminhos e ações a serem tomadas para que o resultado seja o mais próximo do planejado.  

Para que a gestão estratégica seja eficiente, é necessário que ela leve em consideração todos os setores da empresa.

Resumidamente, um planejamento de gestão estratégica deve ter:

  • Análise das forças e fraquezas internas e externas (análise swot);
  • Elaboração de um Plano de Ação;
  • Execução do Plano de ação;
  • Avaliação e ajustes dos planos no decorrer do tempo.

Vale a pena ressaltar que a gestão estratégica não é o mesmo que planejamento estratégico

O planejamento diz respeito a metas a longo prazo. Já a gestão estratégica é o gerenciamento no curto prazo, considerando o atual cenário da organização, como recursos financeiros, humanos, produtos e serviços. 

Visando otimizar o gerenciamento para atingir as metas. Também cabe à gestão estratégica o estudo dos resultados. Portanto, a gestão estratégica e o planejamento estratégico andam lado a lado. 

Para adotar uma gestão menos operacional e mais estratégica, é necessário seguir 3 princípios fundamentais:

  • Ter uma postura e visão macro, ou seja, olhar para o todo;
  • Desapegar-se de tarefas mais técnicas e operacionais;
  • Oferecer condições necessárias para seus funcionários serem competentes em suas funções como, treinamento, autonomia e confiança. 

Quais as vantagens da gestão estratégica?

Organização proativa

Com a gestão estratégica sua empresa poderá prever possíveis problemas e planejar soluções. Todo trabalho de pesquisa e estudo realizado para construção do planejamento permite que sua empresa acompanhe as tendências do mercado gerando uma vantagem competitiva frente à concorrência.

Informações mais claras

Na gestão estratégica, as informações são mais claras, com passos e ações bem definidas no planejamento. Além de serem baseados em dados e análises que certificam a escolha de um caminho alinhado com a missão e visão da organização.

Essa gestão proporciona o crescimento da empresa, definição de limites nas tomadas de decisões eficientes, compensar colaboradores, avaliar o sucesso da empresa e muito mais. 

Maior eficiência operacional

Ao elaborar um planejamento estratégico para sua gestão estratégica você possuirá um documento que servirá como um roteiro para guiar as ações de atividades da sua organização. Portanto, a tomada de decisão é baseada nos objetivos estabelecidos, mantendo o direcionamento dos esforços na mesma direção.

Como terceirizar o setor financeiro te ajuda a focar no estratégico?

Já que o conceito da gestão estratégica parte do princípio de que é necessário diminuir os encargos operacionais do empreendedor, uma das soluções mais viáveis é terceirizar o setor financeiro da organização.

Isso ajudará com que você e seu time dediquem-se a atividades mais táticas e estratégicas. Além disso, você contará com um ou mais profissionais qualificados e experientes, sem a necessidade de treinamentos ou a preocupação com a falta de funcionários. 

Terceirizar o setor financeiro possibilita otimizar os processos deste setor e atenuar as chances de erros. Promovendo uma gestão mais assertiva e orientada por resultados.

Agora que você já sabe a importância do empresário sair do operacional e focar no estratégico do seu negócio. Conte com a Valoreasy para te ajudar no desenvolvimento da sua empresa, conheça nossos serviços

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!