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Como escalar uma pequena empresa?

Veja a importância e como escalar sua pequena empresa para aumentar lucro e produtividade e ao mesmo tempo diminuir custos.
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Sumário

Uma empresa escalável melhora a lucratividade e a eficiência da produção de seus serviços ou produtos. E mesmo com muita demanda apresenta um crescimento exponencial e saudável sem que nenhuma área do negócio seja prejudicada.

A escalabilidade possibilita à empresa crescer, agregar valor e atender as demandas ao mesmo tempo que diminui os custos. Ela também pode ser utilizada como índice do potencial de crescimento do negócio.

É possível escalar qualquer empresa, no entanto, é necessário aplicar algumas estratégias para fazer a organização funcionar com alto volume operacional e, ao mesmo tempo, baixos recursos. 

Para facilitar o entendimento, reunimos alguns conceitos importantes que você precisa saber para escalar uma pequena empresa e ampliar suas possibilidades. Continue lendo. 

O que é escalabilidade?

O empreendedor deve ter conhecimento sobre determinados conceitos, como a escalabilidade, que se refere à possibilidade de expandir seu negócio sem precisar aumentar os gastos na mesma medida. 

Especialistas afirmam que no mundo dos negócios só existem dois caminhos: “crescer ou morrer”. No entanto, crescer da forma errada também pode levar à morte do seu negócio. 

De forma geral, a falência por crescimento acelerado pode ser confundida com a má gestão ou até mesmo azar. 

Contudo, empresas que querem ganhar escala podem falhar em questões como: gastos em excesso para atrair clientes antes de o produto estar pronto, contratação de vários funcionários antes do tempo, entre outros. 

Na prática, escalar uma empresa de forma sustentável significa ter aumento de receitas sem a necessidade de ampliar os gastos e custos na mesma proporção. É o mesmo que ter uma empresa exponencial.

+ O QUE É EMPRESA EXPONENCIAL? Assista o episódio do Podcast que o CEO da Valoreasy, Will Brandão, explica mais sobre o tema.  

Ganhar escala é conseguir lidar com um alto volume de operações de maneira suave e utilizando o mínimo de recursos necessários para atingir suas metas, sem que nenhuma área do negócio sofra algum problema como atrasos, por exemplo.

Certamente, para uma pequena empresa ganhar escala, é fundamental adotar este mindset em todas as etapas da construção do seu negócio, desde a formulação do modelo  de negócio até a tomada de decisões. 

Portanto, mapear e padronizar os processos ajuda a diminuir custos e otimizar o atendimento. 

Além disso, investir no engajamento da equipe, com treinamentos e definição de metas, cria um padrão de qualidade e reduz a rotatividade em empresas de todos os portes.

Um negócio escalável deve ser:

  • Ensinável: os processos devem ser claros e de fácil compreensão.
  • Repetível: o processo permite a repetição e geração de renda com frequência.
  • Valioso: a exclusividade do conhecimento agrega valor à empresa, envolvendo um nível de especialização pouco encontrado. 

Escalabilidade horizontal (out)

Na escalabilidade horizontal a meta é dominar o segmento. Uma loja virtual que oferta diferentes produtos, como a Netshoes e Submarino, por exemplo. Atuando em diversos setores e público, buscando uma parcela significativa do mercado consumidor.

Escalabilidade vertical (up)

Por outro lado, na escalabilidade vertical, é determinado um público alvo, atingindo um grupo menor, porém com mais relevância. Como é o caso do Kabum, no setor de eletrônicos  e da Centauro, no segmento esportivo

Cuidados ao expandir o crescimento da pequena empresa

Alguns desafios podem surgir no processo de ganho de escala e estes gargalos devem ser mapeados e antecipados para evitar prejudicar o crescimento da empresa. 

Um gargalo é um ponto onde ocorre um obstáculo na linha de produção, impedindo a fluidez das tarefas conforme o esperado. Ele atrapalha a continuidade de produção ou reduz sua velocidade.  

Para criar uma empresa escalável é necessário estar ativamente antecipando, rastreando e ajustando gargalos que impedem o crescimento. 

Por exemplo, imagine que sua empresa conseguiu aumentar a receita anual de 2 milhões para 15 milhões. Evidentemente, sua equipe de vendas conseguiu entregar esse progresso.

Mas será que a equipe de suporte conseguirá acompanhar o aumento da demanda? Se vocês não conseguirem, seus clientes ficarão frustrados, o que não é nada bom para a reputação da empresa.

Por que construir uma rede de relacionamento?

Aumentar o networking, neste caso, ao que se refere a parceiros em geral, que podem ser outros profissionais ou empresas, do mesmo ramo ou não, possibilita otimizar suas atividades.   

Diminuindo os custos e a burocracia atreladas a contratação de uma equipe própria e mantendo a eficiência no processo.

Qual a importância de monitorar resultados e manter-se atualizado?

O empreendedor que deseja escalar sua empresa deve estudar o mercado e conhecer bem o ramo que atua, evitando prejuízos com imprevistos e simulando situações a fim de estar preparado para elas. 

Da mesma forma, é importante entender bem o seu negócio e fazer isso estabelecendo metas, monitorando KPI’s ou indicadores é uma forma muito eficaz de acompanhar o desempenho da empresa.

Além disso, o uso de tecnologias é, também, uma maneira de ter mais escalabilidade. Atualmente existem várias ferramentas no mercado que auxiliam na agilidade e monitoramento dos processos, além de diminuir custos, também ajuda na automatização de tarefas.

Assim, monitorar os resultados é uma maneira de verificar com equilíbrio o rumo que as coisas estão tomando. Permitindo identificar falhas e corrigi-las a tempo. 

Por que investir na fidelização de clientes?

É imprescindível mostrar ao público-alvo que seu produto ou serviço supre suas necessidades, desejos e expectativas.

Uma atitude educacional, que tem como fim o esclarecimento do cliente em potencial, que pode conduzir as vendas.  

O gestor deve ser cordial com os clientes para encantá-los e, através deles, conquistar mais clientes. A divulgação informal além de ser gratuita ajuda no crescimento do seu negócio, é mais barato fidelizar do que captar clientes. 

Em alguns cenários, poucos clientes que compram regularmente podem gerar mais lucros que muitos clientes rotativos. Em média, 80% da receita de uma organização vem de 20% dos seus clientes.

Melhore a Gestão Financeira para crescer com segurança!

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