Ciclo Financeiro: saiba o que é, como calcular e as vantagens de geri-lo do jeito certo

Ciclo Financeiro
Veja o que são ciclo financeiro, ciclo operacional e ciclo econômico, como calculá-los e a importância deles na gestão financeira da sua empresa.
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Você sabe o que são ciclo financeiro, ciclo operacional e ciclo econômico, e a importância que eles podem ter na gestão financeira da sua empresa?

Este artigo foi criado para apresentar esses conceitos de forma descomplicada, o que permitirá a você:

  • Controlar o processo de produção das mercadorias que vende; 
  • Saber quais as melhores datas para otimizar a negociação de prazos; tanto com cliente quanto com fornecedores; 
  • Identificar a sua necessidade de capital de giro; 
  • Manter as contas da sua empresa sob controle.

E tudo isso começa com os ciclos, ou seja, o caminho do dinheiro no tempo. Vamos entender o porquê? 

O que é Ciclo Financeiro? 

Também chamado de ciclo de caixa, corresponde ao intervalo em número de dias que decorrem entre a data em que os fornecedores são pagos – para as compras de insumos, por exemplo – e a data em que a empresa recebe os valores pela venda dos produtos fabricados com tais insumos.

Assim, quando a empresa compra matéria prima, existe um desembolso financeiro. Depois disso, existe um intervalo de tempo onde o produto é produzido e depois comercializado, ou seja, quando existe a entrada de caixa pela venda dos produtos. 

Esse hiato temporal entre a saída do caixa da empresa e retorno de dinheiro, corresponde ao ciclo financeiro

Para entendermos melhor, é importante falarmos sobre dois outros conceitos que estão diretamente associados a ele: 

  • Ciclo econômico: trata-se da quantidade de dias entre a compra da matéria prima e a venda dos produtos acabados. A diferença entre o ciclo financeiro e o ciclo econômico é que este último não leva em consideração as datas de entrada e saída de dinheiro do caixa da empresa. 
  • Ciclo operacional: compreende a compra da matéria prima, a estocagem dos insumos, a produção da mercadoria, o tempo de estocagem dos produtos prontos para a venda, até a venda dos produtos.

Para ficar mais claro vamos ver um exemplo prático?

Exemplo de Ciclo Financeiro 

Imagine que a sua empresa é uma pequena padaria que fornece pães para três hotéis. No dia 1 existe a compra dos insumos para a fabricação dos pães e o seu fornecedor de farinha e fermento recebe o pagamento 30 dias após a compra. 

Então, no dia 1, teve a entrada da matéria prima, mas não teve a saída de dinheiro do caixa da empresa, já que o pagamento do fornecedor só acontecerá 30 dias depois. 

Como você já tinha algum estoque na fábrica, os insumos comprados no dia 1 só foram usados para a fabricação dos pães duas semanas após a compra, ou seja, você teve quinze dias de produto em estoque.

Depois, os pães começaram a ser fabricados e, vamos considerar que você passe cerca de quinze dias produzindo pães com a farinha e o fermento adquiridos no dia 1. 

E, finalmente, o seu acordo com os hotéis é que eles pagam 60 dias após a entrega da última fornada, portanto, após os 15 dias.   

Resumindo então temos o seguinte: 

  • Dia 1: aquisição da matéria prima; 
  • PMP (prazo médio de pagamento): 30 dias; 
  • PME (prazo médio de estocagem): 15 dias; 
  • Prazo médio de produção: 15 dias; 
  • PMR (prazo médio de recebimento): 60 dias;

Com essas informações, vamos calcular o ciclo financeiro, o ciclo econômico e o ciclo operacional da padaria.

Como Calcular os Ciclos Econômico, Financeiro e Operacional? 

Para calcular o ciclo financeiro, comece pelo cálculo do ciclo operacional e do ciclo econômico. Veja como é tudo muito simples. 

  • O ciclo econômico inicia com a compra da mercadoria. Ele corresponde ao prazo médio de estocagem + o prazo médio de produção. Tomando o nosso cenário como exemplo, temos um ciclo econômico de 30 dias. 
  • O ciclo operacional compreende o ciclo econômico + o prazo médio a receber, ou seja, 90 dias, de acordo com o nosso exemplo. 

Agora, fica fácil saber qual o ciclo financeiro da empresa, usando a seguinte fórmula:

Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional – Prazo Médio de Pagamento 

No nosso exemplo, o ciclo financeiro corresponde a 90 dias, do ciclo operacional, – (menos) 30 dias, do prazo médio de pagamento. Ou seja, temos um ciclo financeiro de 60 dias

Porém, mais importante do que saber calcular o ciclo financeiro da empresa é compreender o que isso significa e como você pode usar essa informação na gestão financeira da sua empresa, não é?

Qual a importância de calcular o ciclo financeiro de uma empresa? 

Vamos voltar para o nosso exemplo. Uma empresa que possui um ciclo financeiro de 60 dias significa que, durante esse prazo, ela já pagou os fornecedores, mas ainda não recebeu pela venda dos produtos. 

Portanto, ela precisará de capital de giro para custear as suas atividades operacionais nesse intervalo. Sendo assim, quanto maior for o ciclo financeiro, maior a necessidade de capital de giro para que a empresa consiga se manter. 

O objetivo da gestão financeira deverá ser, portanto, gerir muito bem o seu estoque, para reduzir ao máximo o ciclo financeiro da empresa. Quanto menores, mais saudáveis serão para os negócios, e essa deve ser uma das metas da sua gestão de caixa

Dicas para reduzir o tamanho do ciclo financeiro

A regra de ouro da gestão financeira é ter ciclos menores, pois isso trará mais retorno para a sua empresa, além de deixá-la menos dependente de recursos de terceiros. 

Mas, como fazer isso? Algumas dicas podem ajudar a alcançar esse objetivo: 

  • Tenha sempre o fluxo de caixa atualizado e sob controle, para conseguir identificar as melhores condições de gerir o ciclo financeiro; 
  • Negocie prazos de pagamento com os fornecedores, para tentar conseguir intervalos cada vez maiores; 
  • Considere conceder planos especiais para antecipar o pagamento dos clientes, como descontos à vista, por exemplo; 
  • Faça uma gestão de estoque cuidadosa, tentando evitar que a mercadoria fique parada por muito tempo; as regras para que os sócios possam retirar os seus pró-labores, levando em consideração o ciclo financeiro;  
  • Conte com o suporte de um sistema de gestão financeira, para ajudar a controlar esses prazos;

Avalie a possibilidade de terceirizar a gestão financeira do seu negócio para poder contar com o suporte de profissionais especializados.

Lembre-se que todas essas dicas devem ser compatíveis com o mercado no qual a sua empresa está inserida. Nem sempre é fácil negociar prazos, tanto de pagamento de fornecedores, quanto de recebimentos por parte dos clientes, mas essas são medidas que precisam estar na sua pauta estratégica. 

Como você deve ter percebido, manter tais controles atualizados, como a análise do ciclo financeiro, podem ajudá-lo a manter a sua empresa nos trilhos de forma mais fácil. 

A escolha de uma empresa de BPO financeiro pode ser a melhor solução para gerir o dia a dia do financeiro da melhor forma. Empresas como a Valoreasy, possuem experiência e estrutura para cuidar das suas finanças e otimizar a sua gestão. Sendo assim, agende uma avaliação gratuita com consultores especializados e conheça as soluções para a melhor gestão financeira na sua empresa.

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.