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Descubra como fazer a gestão de crise na sua empresa

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Sumário

Quando abrimos uma empresa, geralmente projetamos os momentos de sucesso que desejamos alcançar, não é mesmo? No entanto, não podemos nos esquecer de que situações adversas também costumam fazer parte dessa empreitada, logo, investir na gestão de crise é fundamental.

Aliás, o segredo para lidar com os desafios que se apresentam é trabalhar para desenvolver uma boa gestão de crise. Afinal, qualquer empresa está sujeita a falhas que precisam ser reparadas para não comprometer a imagem e a continuidade do negócio. Já parou para pensar nisso?

Neste post, vamos mostrar o que é gestão de crise, quais erros devem ser evitados ao fazê-la e como gerenciar situações complicadas de forma correta. Veja!

O que é gestão de crise?

De forma geral, a gestão de crise consiste em um plano de ação predefinido para ser seguido em momentos de dificuldade. Essas práticas devem ter o objetivo de reduzir os reflexos dos problemas que atingem o negócio e recuperar o bom ambiente empresarial.

Mais do que contornar as adversidades, uma boa gestão de crise também deve abranger ações que possam prevenir as situações adversas.

Desenvolver uma visão antecipada apurada e precisa evita que as potenciais crises tenham consequências mais graves. Em alguns casos, elas podem até mesmo inviabilizar a continuidade da empresa.

Quais erros devem ser evitados em momentos de crise?

Nem todos os gestores conhecem as melhores práticas para lidar com as situações de crise. Por isso, alguns erros são comumente cometidos nessa hora, o que pode dificultar bastante a resolução do problema.

A verdade é que muitos não conseguem identificar quando uma situação de crise se instala. Quando percebem, há ainda os que praticamente ignoram o fato e não tomam nenhuma providência. Esse é um erro que pode custar caro à empresa, já que abre portas para problemas ainda maiores.

Quando for preciso administrar uma crise, o gestor não pode agir com base apenas na emoção. É preciso ter calma para pensar e encontrar a melhor maneira de lidar com a situação. Ou seja, tudo deve ser planejado, para que as ações sejam tomadas de forma racional.

Para manter um ambiente de tranquilidade, o ideal é evitar responsabilizar colaboradores individualmente de maneira pública, mesmo que algum deles tenha contribuído com o problema. A recomendação é se esforçar para normalizar a situação e, só então, decidir se alguma medida em particular deve ser tomada.

Como gerenciar crises na empresa corretamente?

Quando uma crise é corretamente administrada, seus efeitos se tornam menores e a situação pode até servir como um grande aprendizado para toda a equipe. Por isso, é tão importante ter um plano predefinido e aplicá-lo nesses momentos.

Nesse planejamento, é fundamental fazer um diagnóstico preciso da situação, buscando identificar as causas do problema e as soluções com menores impactos. Após essa análise, é preciso se esforçar para colocar as medidas em prática, estimulando os funcionários a adotarem uma postura que auxilie no objetivo de sanar a crise institucional.

Contar com o suporte de uma empresa especializada em gestão de crise, sem dúvida, é uma boa saída, especialmente para os gestores que têm pouca experiência em casos como esses. Uma análise externa da situação, sobretudo feita por profissionais capacitados, pode ser necessária para ampliar a visão e encontrar os melhores caminhos em momentos de dificuldade.

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