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Por que nunca sobra dinheiro na sua empresa no final do mês?

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Sumário

Seu negócio está com boas vendas mas não sobra dinheiro no final do mês? Confira essas dicas para acabar o mês no positivo. 

1- Fluxo de caixa 

Faça um controle de entradas e saídas da sua empresa. O Fluxo de Caixa é o demonstrativo mais apropriado pra isso, pois, a partir dele, você poderá visualizar eventuais distorções em alguma categoria de saída, além de descobrir antecipadamente as necessidades de dinheiro para eventuais compromissos, evitando tomar empréstimos no banco com elevadas taxas de juros. Se alimentado diariamente, seja por meio de uma planilha ou um software, o Fluxo de Caixa tomará pouquíssimo tempo da sua rotina e os benefícios serão surpreendentes!

2- Despesas

Um dos motivos mais frequentes para o fracasso das pequenas empresas é a utilização dos recursos do caixa da empresa para bancar despesas dos sócios. Por isso, é fundamental que o empreendedor defina seu Pró-labore, separando as despesas pessoais das finanças da empresa. Esta mudança básica faz uma enorme diferença para o resultado da empresa no final do mês, além de proporcionar uma maior segurança para o planejamento da empresa e para os objetivos de médio e longo prazo dos próprios sócios.

3- Lucro

Saiba exatamente o lucro do seu negócio. Um empresário que não sabe o lucro da sua empresa é um empresário cego que não sabe onde está nem para onde vai.

O lucro é o principal indicador de um negócio e reflete a capacidade da empresa de entregar o valor desejado pelos sócios. Caso o resultado da empresa esteja aquém da estratégia definida, ações devem ser tomadas, como por exemplo, pequenas correções no quadro da empresa, alteração nos preços, mudança de imóvel, ou até, em casos mais extremos, o fechamento definitivo do negócio.

Um bom controle, como a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) dará clareza sobre este números e base para a tomada de decisões, aumentando, assim, as chances dos administradores tomarem a ação correta e alcançar o sucesso da empresa.

A DRE gerencial deve conter de cima para baixo a receita bruta da empresa, subtraindo-se as deduções sobre as vendas como impostos, comissões e descontos, custos operacionais, as despesas fixas, os investimentos e o resultado financeiro, sendo a última linha, portanto, o lucro líquido da empresa.

Importante observar que todas as empresas, por meio de um contador, devem emitir a DRE anualmente. No entanto, no cenário de micro e pequenas empresas, muitas vezes a DRE está incorreta e não reflete a realidade da empresa. Sendo assim, sugerimos a utilização do DRE gerencial para controle destes números pela própria administração do negócio, por meio de planilha ou software, com acompanhamento mensal dos resultados.

4- Precificação

 Se sua empresa possui um bom fluxo de vendas, mas dificilmente sobra um valor no final do mês, há grande possibilidade do seu preço estar errado.

O preço é uma das variáveis mais críticas quando falamos de sucesso das micro e pequenas empresas. Não é incomum verificar produtos ou serviços com grande representatividade no faturamento da empresa vendidos com prejuízo. Isto porque, normalmente, os administradores não utilizam técnicas corretas de precificação e acabam vendendo por valor semelhante ao do seu concorrente que, por sua vez, também copiou de outro concorrente e por aí vai.

O grande problema deste “método” é que empresas diferentes possuem estruturas diferentes e entregam valores diferentes. Não necessariamente o preço cobrado pelo seu vizinho e traz bons resultados pra ele, também trará bons resultados para sua empresa.

Quando falamos de serviços, o problema é ainda maior, pois deve-se considerar o tempo dispendido para cada serviço prestado. Os métodos de mark-up e margem bruta são ótimos meios de calcular o preço do serviço ou produto vendido pela sua empresa.

Quer saber mais sobre fluxo de caixa? Confira nosso guia de fluxo de caixa e a planilha disponível para download!

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