fbpx

A mulher no meio empreendedor

Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Atualmente, segundo dados de um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil possui mais de 7,3 milhões de mulheres empreendedoras, representando 31,1% do total de 23,5 milhões de empreendedores no país.

O número de mulheres que tem a própria empresa aumentou 18% em uma década, ratificando a força feminina cada vez maior no meio empreendedor.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, mais de 30% das mulheres trabalham no ramo de produtos; 20% em alimentação e 12% da indústria de transformação. Além disso, 35% delas são responsáveis por todo o sustento de seu lar e o restante, ajudadoras nas despesas da casa, seja trabalhando fora ou fazendo serviços autônomos.

Segundo a Revista PEGN, ao contrário dos homens, as mulheres acreditam que boa parte do sucesso alcançado é resultado das lições aprendidas durante os fracassos.

Ao empreender, é natural passar por várias etapas de tentativa e erro. As mulheres aprendem muito com esse processo e o enxergam como fundamental para o sucesso.

“Quando trabalhamos junto às empresas administradas por mulheres, sentimos que o trabalho é mais fluído, pois as mulheres são mais observadoras, boas ouvintes e conseguem realizar diversas tarefas simultaneamente, além de superar desafios de forma mais delicada e eficaz. Tudo isso resulta em um melhor gerenciamento e favorece o sucesso do negócio”, comenta William Brandão, fundador da Valoreasy.

Confira alguns cases de mulheres empreendedoras para se inspirar:

Luiza Helena Trajano | Magazine Luiza
Luiza nasceu e foi criada no interior de São Paulo, em Franca. Filha e sobrinha única, aprendeu a inteligência emocional com a mãe, e o empreendedorismo e o espírito de vendedora com a tia. Somando valores como honestidade, sonho grande, generosidade e aprendizado constante, transformou a loja fundada pelos tios em um dos maiores varejistas do país: Magazine Luiza.
“Eu sou vendedora. A minha família é vendedora. Eu não tenho vergonha de dizer isso. Comecei a trabalhar no varejo aos 12 anos porque queria comprar presente de Natal para as pessoas que eu gostava. Com o dinheiro das comissões, eu consegui. Todo mundo que trabalha vende algo para alguém. No Magazine Luiza, durante cinco anos, todo mundo tinha o cargo de vendedor no crachá. Isso é motivo de orgulho e não de vergonha.”


Cristina Junqueira | Nubank

Em 2013, grávida da primeira filha, a empresária Cristina Junqueira entrou em trabalho de parto no meio de uma reunião. Já na maternidade, respondeu a e-mails entre uma contração e outra. Voltou a trabalhar uma semana após o nascimento da sua filha, Alice. E então, no dia que recebeu o maior bônus da sua vida, Cris pediu demissão e resolveu buscar algo que lhe desse um novo propósito.
E foi no empreendedorismo que Cris encontrou seu caminho. Pouco tempo depois de sua demissão, ao lado de mais dois sócios, Cris decidiu abrir sua própria empresa.
Aos 33 anos, Cristina é a única brasileira (e mulher) entre os três sócios da Nubank, emissora de cartões de crédito sem taxas, com juros até cinco vezes abaixo da média do mercado e comunicação simples e direta com o cliente – tudo feito a partir de um aplicativo, que fornece informações detalhadas sobre os gastos.
“Foi duro. Fiz o que tinha que fazer naquela hora, mas não me orgulho. Algumas coisas poderiam ter sido diferentes”


Cleusa Maria | Sodiê
A dona da Sodiê Doces, Cleusa Maria trabalhava como boia-fria e empregada doméstica. Um dia, uma antiga patroa precisou de ajuda para fazer bolos e passou as técnicas e detalhes. Após isso, Cleusa começou a fazer bolos e doces para vender no bairro. Pouco tempo depois, ela comprou mesas, uma vitrine e iniciou seu primeiro negócio em Salto, interior de São Paulo.
Hoje, Cleusa comanda uma das maiores redes de franquias do país, a Sodiê, com 266 unidades espalhadas por 13 estados e conta que o segredo do sucesso é perseverança, foco e persistência: “Nenhuma pessoa nasce sabendo fazer gestão. É necessário se aprimorar. Em primeiro lugar, o empreendedor precisa ter o foco em fazer o melhor produto ou serviço do mercado. E para fazer uma gestão adequada, é necessário buscar informações, fazer cursos, procurar ajuda.”


Cris Arcangeli | Beauty’In
Cris é natural de São Paulo e cursou odontologia. Após cinco anos atuando na área, ela percebeu que era hora de decolar e partir para o ramo da beleza feminina, tornando-se, ironicamente, uma das primeiras mulheres a atuar no ramo.
Após anos alcançando níveis considerados no mercado, Cristiana não deixou de ser percebida por seu esforço e sua determinação no ramo empresarial. Em 1998, Cris foi agraciada com o prêmio francês Prix Veuve Clicquot de La Femme d’Affaires. Em São Paulo, foi eleita a Mulher Mais Influente do País e a Personalidade do Ano em 2004. Em 2006, foi empossada na Academia Brasileira de Marketing graças às suas estratégias criativas para o crescimento de suas empresas.


Zica Assis | Instituto Beleza Natural
Com uma infância difícil e tendo que trabalhar desde aos 9 anos como babá, Zica Assis ingressou na área de salões de beleza aos 21 anos, quando fez um curso de cabeleireira. Inicialmente ela não possuía intenções profissionais, desejando apenas aprender como cuidar melhor das próprias madeixas e aparência.
No entanto, a identificação com a área foi tamanha que resolveu abraçar um novo sonho: abrir um negócio próprio especializado em cabelos crespos e ondulados. Em 1993 Zica, com o apoio do marido e do irmão, ela fundou o Instituto Beleza Natural. Hoje a marca já conta, em seus quase 25 anos de história, com mais de 100 salões de belezas distribuídos por todo o território nacional.

Em comemoração ao Mês da Mulher, nós da Valoreasy reconhecemos o seu valor e sabemos que nenhum negócio seria capaz de ser bem-sucedido sem as suas qualidades únicas!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!
Posts Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.