fbpx

Conciliando empreendedorismo e maternidade: 4 dicas

Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

A recolocação no mercado de trabalho após a chegada de um filho é extremamente difícil. Segundo uma pesquisa realizada pela CATHO, 28% dessas mulheres deixam seus empregos após a chegada da criança à família, e 21% levam mais de três anos para retornarem ao mercado.

Mais desafiador do que encarar o mercado empreendedor, é encarar sendo mãe. É por isso que conciliar a maternidade com essa tarefa é extremamente difícil, mas não impossível. É uma relação muito desafiadora para a mulher, e para isso é preciso de planejamento e paciência para dar conta. Para encarar esse desafio, separamos 4 dicas! Confira:

Respeite seus limites. Planejar o rendimento de acordo com suas possibilidades é de extrema importância para garantir que não haja problemas que venham a prejudicar o crescimento do negócio. A partir do momento que se escolhe empreender, é preciso entender que às vezes, será necessário falar algum “não” para não perder a qualidade.


Tenha uma rotina organizada. Esse é o segredo da mulher de negócios! Definir horários para cuidar dos filhos e horários para focar no negócio, é fundamental. Uma ótima opção para colocar isso em prática é montar um cronograma e agendas para não se perder, além de checklists diários de tudo o que precisa ser feito, tanto em casa quanto no trabalho.


Para prevenir imprevistos, é necessário se planejar. Executar um bom planejamento financeiro  é indispensável para dar conta de imprevistos. Tenha uma reserva financeira para suprir os períodos em que o fluxo de trabalho esteja menor, por exemplo durante as férias escolares.


Não desista dos sonhos! Essa é regra principal para quem deseja começar o próprio negócio. Haverá momentos em que, mesmo tomando todas as precauções possíveis, o cronograma precisará ser reajustado. Mas mantenha a calma,  tenha paciência e perseverança, porque muitas vezes será difícil administrar tudo ao mesmo tempo.

Confira alguns casos de sucesso de mulheres que conseguiram criam seu próprio negócio e apostaram na carreira de mães empreendedoras:

Mães para se inspirar


A Confeitaria Bolo da Madre, surgiu em 2013 após um pedido do filho de Daniela Pelipas. “Ele queria um bolo sem confeitos para sua festa de aniversário. Foi assim que descobri como seria bom ter um bolo gostoso, feito com carinho e que convidasse para um momento em família”. Hoje, a rede possui 37 unidades espalhadas pelo Brasil, onde é possível desfrutar mais de 41 sabores dos mais deliciosos bolos elaborados por Daniela e sua sócia, Fernanda Castanheda.


A empreendedora Ana Cury tem um escritório especializado em eventos conceituais de moda e comportamento e também trabalha com sua filha por perto. Com mais de 20 anos de experiência, a consultora já trabalhou com clientes importantes como Carolina Herrera, Rede Globo, Volvo Brasil, Grupo Iguatemi, Shopping Cidade Jardim, e Itaú Private Bank, que foram essenciais para o crescimento e transformação da empresa.


Mafalda Bayam é Angolana e brasileira de coração. Estilista, ela se formou em design de moda pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa com especialização na Central Saint Martins em Londres. Pensando nos contos e histórias que fazem parte da vida de seus filhos, criou a marca Buboo. As estampas das roupas são cheias de detalhes e alegria, onde as crianças podem navegar em um universo encantado, moderno, colorido e cheio de bom humor.


A Florista profissional, Lucia Milan, é mãe, amante dos bichos, da natureza e das flores. Ela faz  parte do Grupo “Chappel Designers”, o qual compartilha do desejo de um mercado floral saudável, sustentável e justo. Após o nascimento de seus filhos, a empreendedora mudou o seu estúdio de endereço para ficar mais próxima dos filhos. “Mudei meu modelo de negócio e minha filosofia. A proximidade com minha casa fez com que melhorasse a supervisão e o tempo com eles. Isso mudou minha vida”, afirma.


A Valoreasy Consultoria deseja um Feliz Dia das Mães a todas as mulheres que, apesar de tantas funções e obrigações, conseguem conciliar o tempo e se tornarem grandes empreendedoras!

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!