A margem de contribuição está entre os principais indicativos ao determinar o lucro e o sucesso do seu negócio. Mesmo assim, nem todos os gestores conhecem ou sabem realizar o cálculo.
Na prática, os empreendedores acreditam que a política de preços se limita ao acréscimo do percentual de lucro. Ou seja, acrescenta-se 100% no valor de custo e pronto, está definido o lucro em relação aos produtos vendidos.
Apesar de comum, simplificar a conta a este ponto não é correto. O cálculo feito assim pode comprometer os resultados e até reduzir o faturamento do seu negócio ao longo dos meses.
Com isso em mente, hoje preparamos este conteúdo que reúne tudo o que você precisa saber sobre a margem de contribuição, explicando o que é, como funciona e, claro, como realizar o cálculo.
O que é a margem de contribuição?
Também conhecido como lucro bruto, a margem de contribuição é um indicativo financeiro que considera o preço de venda e todos os valores de custos e despesas variáveis, como taxas de vendas, frete, comissões, entre outros fatores.
Em outras palavras, trata-se do valor que sobra após a venda do produto, que passa a ser destinado no gasto com as despesas fixas e na retirada do lucro.
Justamente por isso, o seu cálculo precisa ser feito com maestria, caso contrário impacta nos resultados e reduz a taxa de lucro em relação aos produtos vendidos.
Por exemplo, considere que você está à frente da empresa e não realiza o cálculo, limitando-se apenas à expectativa do resultado.
Neste caso, o lucro passa a ser descontado a partir dos custos e despesas variáveis. Com isso, o resultado ao longo de cada mês é reduzido e torna o processo de previsão de resultados bem mais difícil.
Por outro lado, caso você utilize o conceito de margem de contribuição, esses descontos são considerados no valor de venda e os resultados passam a ser mais precisos. A partir disso, você gera lucros mais consistentes e ajusta o preço antes de ficar no prejuízo.
Apenas produtos têm MC?
Não, a margem de contribuição também pode ser usada em empresas que prestam diferentes tipos de serviços.
Aqui, o cálculo da margem de contribuição também considera exclusivamente os gastos variáveis. Assim, os custos e despesas variáveis são levados à ponta do lápis.
Como se calcula a margem de contribuição?
A margem de contribuição é igual ao valor das vendas menos os custos variáveis e as despesas variáveis. Sendo assim, a conta fica da seguinte maneira:
Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).
Para entender melhor, vale a pena dividir e explicar cada fator que precisa ser considerado nesta conta.
A margem é a diferença entre o preço da venda do produto/serviço e o total de custos e despesas variáveis, como aqueles imprevistos que insistem em acontecer.
Já os custos e despesas variáveis são os gastos relacionados à produção de um produto ou a oferta do serviço.
A situação se repete ao considerar o custo de produção e da prestação de serviço, caso este seja o seu caso.
Agora que você já sabe tudo o que envolve a margem de contribuição, veja no tópico a seguir um exemplo como pôr o cálculo em prática!
Exemplo de como calcular a margem de contribuição
O primeiro passo é saber a quantidade do produto oferecido e o valor operacional, isto é, o preço praticado no seu ponto de venda.
Neste exemplo, vamos considerar que você vende extratos naturais de sucos e shakes, tendo o valor definido em 25 reais a unidade. Ao todo, você vende 100 unidades por mês.
Assim, a receita total é de 2500 reais ao mês.
O custo do produto por unidade é de 7 reais e as despesas variáveis com frete e taxa de cartão chegam a 5 reais em média, gerando os gastos de 700 e 500 reais respectivamente.
Sendo assim, a conta fica desta forma:
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Margem de contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).
MC = 2500 – (700 + 500)
MC = 2500 – 1200
MC = 1300 reais.
Para descobrir a margem em termos percentuais, basta realizar o cálculo:
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Margem de contribuição percentual = margem de contribuição ÷ valor das vendas
MC% = 1300 ÷ 2500
MC% = 52%
Com este exemplo em mente, a margem de contribuição é definida como 52%, ou seja, de tudo que a empresa vende com determinado produto, ela fica apenas com 52% do valor para pagar as demais despesas e ainda sobrar lucro para os sócios
Como aumentar a MC?
Como a margem de contribuição representa o lucro do produto ou serviço descontado seus custos e despesas variáveis, em geral, busca-se ter a maior margem possível.
Por isso é importante você, empresário, adotar estratégias internas que possam elevar seu valor, seja na hora de vender ou na hora de comprar de fornecedores.
Entre algumas soluções, a melhor estratégia é rever o contrato junto aos fornecedores ou até mesmo buscar novas parcerias.
Outra possibilidade é reduzir despesas indiretas, como contribuições ou descontos no PDV, que aumenta o volume de vendas e, consequentemente, garantem mais resultados à empresa.
Por fim, adotar uma política de controle mais firme através da gestão financeira . Em um artigo recente, nós falamos sobre o orçamento e controle de gastos para pequenas e médias empresas. Caso queira saber mais, vale a pena a leitura!
Agora que você já sabe como calcular o ganho bruto, que tal colocar a conta em prática? Para isso, você pode usar a planilha de precificação da Valoreasy.