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Cenário e tendências 2023 para pequenas e médias empresas

Inflação, Juros, Tecnologia, Consumo, Vendas: conheça as principais tendências de mercado para pequenas e médias empresas em 2023.
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Sumário

Você sabe quais são as tendências para pequenas e médias empresas em 2023?

Fatores como inflação e alta de juros podem ser desafiadores para o empreendedorismo. Em contrapartida, o cenário atual também apresenta oportunidades de crescimento para negócios, especialmente para empresas que se adaptam às novas tendências do mercado. 

Nesse artigo traçamos um panorama para entender o cenário e as principais tendências de mercado para pequenas e médias empresas no Brasil para você e sua empresa aproveitarem em 2023.

Além disso, mostraremos como essas novidades podem representar vantagem competitiva no mercado. Confira!

Tendência geral: o que pode impactar pequenas e médias empresas no Brasil neste ano?

Cenário para pequenas e médias empresas no Brasil em 2023

Em resumo, a expectativa para 2023 é de alta na inflação e nos juros, além de crescimento lento na renda da população brasileira.

Este cenário pode afetar PME’s de diversas formas. No Podcast Empresa Exponencial, o Will Brandão, CEO da Valoreasy, falou em detalhes sobre esses impactos para os pequenos negócios:

De forma geral, é muito importante ao empresário se antecipar às tendências que o mercado aponta para pequenas e médias empresas e se planejar estrategicamente para garantir a melhor performance.

Qual é a previsão de faturamento em 2023 para PMEs?

De acordo com o Índice Omie de Desempenho Econômico das PME’s (Iode-PMEs), pequenas e médias empresas devem obter um crescimento de 4,1% em 2023 (crescimento de 1,2% comparado a 2022). 

Ou seja, a movimentação financeira real das PME’s tende a crescer de forma tímida este ano.

Tendências de negócios para pequenas e médias empresas

Quais são as principais tendências para as pequenas e médias empresas em 2023?

Algumas tendências apontam oportunidades de crescimento para PME’s. Principalmente em aspectos relacionada a novas tecnologias, comportamentos do consumidor e formas de trabalho.

Abaixo listamos algumas das principais oportunidades que se destacam no mercado para serem implementadas nos pequenos negócios e aumentar a vantagem competitiva:

Pagamentos mais fluídos

As pequenas e médias empresas devem se adaptar à demanda de consumidores que, cada dia mais, buscam diferentes formas de pagamento. Uma tendência que já era forte durante a pandemia, agora se consolidou.

Portanto, são uma forte tendência as ferramentas que viabilizam pagamentos por Pix, carteiras digitais, Whatsapp Pay, dentre outras. 

O que significa que o ideal é ofertar novos modelos de pagamento, mantendo os tradicionais como cartão de crédito, débito e boleto. Uma vez que diversas pesquisas apontam que quanto mais opções de pagamento, menores são as objeções de compra dos clientes. 

Além disso, segundo a pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da FGV (Fundação Getulio Vargas), considerando somente o pagamento por PIX, 9 em cada 10 pequenos negócios já adotam essa forma de pagamento.

WhatsApp para vendas e comunidades

O aplicativo já conta mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil. Desde 2021 já é possível realizar vendas e receber pagamentos diretamente pelo WhatsApp Business.

Recentemente foi lançado o recurso de Comunidades do WhastApp, uma nova forma de reunir em grupos de bate-papo mais de 1.000 pessoas com interesses em comum.

Dessa forma, essa novidade pode ser usada por pequenas e médias empresas para envio de informativos, comunicados, promoções e diversas ações da marca.

Marketing de Influência

De acordo com pesquisa da Qualibest, cerca de 76% dos internautas brasileiros já consumiram produtos ou serviços após a indicação de influencers.

Essa modalidade de marketing envolve ações realizadas a partir da co-criação (ou colab) de conteúdo entre marcas e influenciadores nas redes sociais. Portanto, fique de olho nos influencers que estão na mesma região da sua loja e falam com o mesmo público-alvo da sua marca para fazer parcerias estratégicas.

Clubes de Assinatura

É um modelo de negócios baseado em receitas recorrentes, que ajuda a empresa a ter previsibilidade de caixa e maior controle de estoque.

Pois, através da assinatura mensal para a compra de um produto ou serviço fica mais fácil prever a necessidade de insumos e ter uma visão mais clara do faturamento e recebimento, por exemplo.

Jornada de trabalho flexível

As operações das empresas estão sofrendo modificações pela nova era do trabalho online que envolve o trabalho executado de forma remota ou híbrida (algumas vezes na semana ou mês são presenciais).

Segundo o relatório de tendências para pequenas e médias empresas da Salesforce, o planejamento a longo prazo de 2 a cada 5 PME’s é para que os colaboradores trabalhem de forma remota ao menos meio período. 

Nesse contexto, os contratos de trabalho podem variar em cada setor. Empresas dos segmentos de turismo, serviços de beleza/estética, comércio e indústria tendem preferir o regime presencial. Por outro lado, o setor de tecnologia ou serviços digitais é mais flexível para o trabalho remoto ou híbrido.

Soluções de tecnologia

Empregar de maneira eficiente a tecnologia pode se tornar um grande diferencial para as pequenas e médias empresas. Isto posto, destacamos ainda, que cerca de 71% das PME’s consideram que sobreviveram à pandemia por conta da digitalização das operações.

Nesse ponto de vista, os maiores motivadores para o investimento em tecnologia são as intenções de: aumentar a produtividade, aumentar a agilidade dos processos e aumentar a segurança de dados.

Entre as soluções mais adotadas, estão os softwares de atendimento ao cliente e de e-mail marketing, ferramentas colaborativas e de automação de marketing. Perante o crescimento nos últimos anos, de 3 a cada 5 pequenas e médias empresas em expansão usam pelo menos uma dessas ferramentas. 

Aproveite as tendências para pequenas e médias empresas como uma vantagem competitiva: 

O mercado consumidor está em constante transformação, e hoje em dia, as tecnologias estão no centro dessas mudanças, gerando grandes impactos nos processos e operações em diferentes segmentos.

Empresas devem focar em aproveitar as oportunidades que surgem dessas tendências, a fim de potencializar a proposta de valor, incrementar a experiência do cliente e estimular a inovação contínua. 

Para manter uma boa competitividade, é necessário buscar internamente por possíveis lacunas e possíveis alavancas de crescimento.  

2023 tende a ser um ano de fortalecimento de tendências e novas reconfigurações de relacionamento com o cliente e com os funcionários. 

Por isso, mesmo que seja uma tarefa desafiadora, é essencial pensar a médio e longo prazo, considerando as novas tecnologias e o comportamento do consumidor, para entender como sua empresa pode se desenvolver cada vez mais. 

Agora que você já sabe quais as tendências de 2023 para pequenas e médias empresas, conte com a Valoreasy, para te ajudar a impulsionar seu negócio.

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