fbpx

Como contratar linha de crédito para empresa do jeito certo? 

Tire suas dúvidas sobre linhas de crédito para empresa e conheça as principais opções para contratar do jeito certo no seu negócio.
Compartilhe este Post
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Sumário

Hoje em dia, muitos empresários buscam linha de crédito para empresa. Mas, você sabe como contratar crédito do jeito certo para seu negócio? 

De acordo com levantamentos, em 2022, os bancos destinaram cerca de 14,6% da carteira de crédito para pequenas empresas. Por isso, empresários e empresárias precisam estar atentos e conhecer as melhores opções na hora de negociar dinheiro com o banco.

Nesse artigo você vai conhecer as 5 principais linhas de crédito e entender tudo que precisa saber antes de fazer um empréstimo ou financiamento para seu negócio. Acompanhe!

O que são linhas de crédito para empresas?  

Possivelmente você já deve ter ouvido falar sobre linhas de crédito para empresas, ou até recebido uma proposta de alguma instituição financeira.

As linhas de crédito para empresas são ofertadas por instituições financeiras com o intuito de disponibilizar recursos para uma empresa investir em sua infraestrutura, desenvolvimento ou, até mesmo, quitar pendências. 

Existem linhas de crédito específicas, assim como os financiamentos, dando mais liberdade para o empresário utilizar o capital de acordo com suas necessidades e objetivos financeiros. 

Além do mais, essa modalidade de crédito é muito semelhante ao empréstimo tradicional. Porém, ele se difere em alguns pontos como, taxa de juros menor, possibilidade de usar somente o valor disponível e limite maior. 

Como funcionam as linhas de crédito para empresa? 

As linhas de crédito para empresas funcionam de maneira semelhante aos empréstimos financeiros ou financiamentos.

No que se refere a contratação de crédito, é importante que a pessoa jurídica tenha uma conta corrente em algum banco e envie documentos necessários conforme as exigências de cada proposta. 

Como escolher linhas de crédito para sua empresa? 

O primeiro passo para escolher a linha de crédito ideal para seu negócio é estabelecer a finalidade de uso do capital. Isso é necessário pois existem linhas de crédito que solicitam os detalhes de como a empesa pretende utilizar o dinheiro. 

Posteriormente, é preciso entender o custo efetivo total do empréstimo (CET) através do levantamento de alguns dados:

  1. Taxas de juros;
  2. Taxas administrativas;
  3. Impostos;
  4. Cláusulas de ajuste de valores (presentes no contrato). 

Além de analisar esses critérios, vale a pena pesquisar um pouco sobre as instituições financeiras que oferecem as linhas de crédito. Pois nem sempre seu banco terá a melhor oferta de linha de crédito para sua empresa, então, vale a pena pesquisar por mais opções credoras. 

Por isso, tenha em mente que a escolha de linha de crédito para sua empresa passa pela saúde financeira. Avalie seu controle financeiro, calcule qual o impacto das parcelas no fluxo de caixa e com base nessas informações faça sua escolha. 

Esse estudo é essencial para evitar desequilíbrios financeiros e a inadimplência, que pode ser um obstáculo para obter novas linhas de crédito no futuro. 

Principais linhas de crédito para empresas

Às vezes, as linhas de créditos são a única saída para organizações passarem por problemas financeiros. Conheça, a seguir, as principais opções disponíveis e veja quais melhores se ajustam ao atual momento do seu negócio. 

1. Financiamento

É um dos modelos de linha de crédito mais comuns entre micro, pequenas e medias empresas que estão em um momento de expansão e investimentos, seja em equipamentos ou estrutura. 

Em suma, essa linha de crédito é concedida para uma finalidade específica, estabelecida antes de ser emprestada e fica detalhada em contrato. 

2. Empréstimo para capital de Giro

Empréstimo de capital de giro pode ser utilizado de diversas maneiras, inclusive quitar contas, efetuar pagamentos de pró-labores mensal, aluguel, fluxo de caixa, entre várias despesas que uma organização pode ter. 

Nesse modelo, não é necessário especificar qual a finalidade do valor concedido em empréstimos e ainda é possível negociar se o pagamento do empréstimo será feito bimestral, semestral ou integralmente ao fim do contrato. 

É importante avaliar as taxas de juros, uma vez que as garantia das instituições financeiras de ressarcir o valor concedido são baixas. Dessa maneira, as taxas de juros dessa linha de crédito tendem a ser maiores que as outras, por exemplo, a do empréstimo com garantia. 

3. Empréstimo com garantia

Como o próprio nome já diz, essa linha de crédito disponibiliza para a empresa recursos mediante uma garantia.

Assim, o interessado no capital deve apresentar um bem para assegurar que, em caso de inadimplência, de uma maneira ou de outra o valor será devolvido à instituição financeira 

Comumente apresentam-se imóveis e/ou veículos como garantia. Dessa forma, a probabilidade da instituição reaver o valor aumenta significativamente, o que possibilita que as taxas de juros sejam mais baixas e com maior prazo de pagamento. 

4. Microcrédito

Essa linha de crédito de pode ser contratada tanto por PJ (Pessoa Jurídica), quanto por PF (Pessoa Física). 

Ou seja, pode ser requerida tanto por organizações que possuem CNPJ, incluindo o MEI (Micro Empreendimento Individual) e todos os outros modelos de empresas, como pode ser solicitada por pessoas que possuem apenas CPF.

Assim, através do Microcrédito,  pode-se captar até R $20 mil e, entre as vantagens de sua contratação está a fácil aprovação, taxas de juros reduzidas e a isenção IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), contribuindo muito para micro e pequenas empresas.

5. Antecipação de recebíveis

Por fim, outro tipo de linha de crédito para empresa que pode ser mais vantajosa e comprometer menos os bens das organizações é a antecipação de recebíveis. 

Aceitar cartões de crédito e de débito facilita a vida do cliente e permite parcelamentos com a garantia de recebimento. No entanto, receber de forma parcelada, pode comprometer as contas atuais. 

Para isso, existe a linha de crédito de antecipação de recebíveis. Com ela é possível receber os valores que estão pendentes para cair na conta da organização em um período futuro.

Ou seja, é possível solicitar hoje o recebimento de uma parcela que seria depositada apenas daqui há 60 dias.  

Essa modalidade também possui taxas e quanto mais longe estiver o recebimento da parcela que será adiantada, maior serão as taxas. 

A boa notícia é que você não precisa solicitar diretamente à sua operadora de cartão, podendo comparar as taxas e escolher a mais vantajosa. Comparar é muito importante, pois as taxas e os juros variam bastante de empresa para empresa. 

Agora que você já sabe como escolher uma linha de crédito para sua empresa do jeito certo, conte com a Valoreasy, para ajudar a impulsionar as finanças seu negócio.

Inscreva-se em nossa newsletter
Quer alavancar caixa? Que tal começar pela caixa de entrada? Receba quinzenalmente um conteúdo especial para a sua empresa decolar!