Você sabe quais as mudanças o metaverso pode trazer para o mundo dos negócios? Os meios tecnológicos evoluem constantemente e a importância da internet no dia a dia das pessoas cresce a cada dia mais.
Com a tecnologia, as mudanças ocorrem na velocidade da luz. Um exemplo claro disso foram as mudanças que precisaram ser implementadas durante a pandemia sanitária do COVID-19, que alteraram as formas de fazer coisas do nosso cotidiano devido ao isolamento social e nos fizeram ter de adaptar rapidamente a uma nova realidade.
Nesta realidade colaboradores de diversas empresas passaram a trabalhar remotamente, participam de reuniões e desenvolvem suas funções totalmente de forma online. Passamos a fazer mais compras online e até mesmo realizar consultas médicas por meio da internet.
Neste mesmo período, o e-commerce teve um avanço bastante significativo. Com a impossibilidade de sair de casa para realizarem suas compras os indivíduos passaram a recorrer às compras online, representando um crescimento de 68% só no ano de 2020.
Dentre todas as novidades que tivemos nos últimos anos, está o Metaverso, uma espécie de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de realidade aumentada. Uma tecnologia que vem sendo aprimorada e utilizada por diversas empresas.
Mas afinal, como funciona o metaverso e porque devemos ficar mais atentos para essa tecnologia que promete revolucionar a forma de navegar na internet? Continue lendo e descubra mais sobre esse ciberespaço.
O que é o metaverso?
O metaverso pode ser considerado uma espécie de realidade que integra o real e o virtual. Um mundo virtual imersivo, construído a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada e hologramas.
Hoje em dia, já vivemos em uma realidade bastante virtual, passamos boa parte do nosso dia em telas de computadores, celulares, etc. Mas, diferente de sermos observadores das telas, no metaverso estaremos imersos nesta realidade virtual.
Com a utilização do metaverso, pretende-se que as pessoas possam interagir umas com as outras em salas virtuais, seja para trabalho e estudos ou encontros casuais com familiares e amigos, realizar compras em lojas, ter uma vida social através dos seus avatares 3D.
Atualmente o metaverso já faz parte da rotina de diversas pessoas, principalmente das crianças e adolescentes que curtem jogos digitais como Fortnite, Roblox e Minecraft, que mesclam o real e o virtual através de suas dinâmicas de jogos de imersão.
Mas, além do mundo dos games, o metaverso vem se adaptando a diferentes áreas, como vendas de grandes empresas e setores de cultura e entretenimento. A área musical já vem entrando nessa também, em shows de artistas como David Guetta, que foi realizado dentro da Sensorium Galaxy, uma plataforma do metaverso especializada em shows.
Porque devemos olhar para o metaverso?
O metaverso já é considerado o futuro da internet por diversos entusiastas. Ele é considerado um componente-chave da web 3.0, um termo utilizado para se referir à nova era da internet: mais descentralizada, mais imersiva, aberta e capaz de dar aos seus usuários maior controle sobre seus próprios dados.
Um dos fatores que potencializam o Metaverso é a tecnologia de blockchain, também conhecido como “o protocolo da confiança”, é um tipo de base de dados distribuidora que guarda registro de transações permanentes e é a prova de violações.
Com seu alto grau de segurança, a blockchain garante a propriedade sobre um ativo digital, podendo ser desde moedas, como bitcoin, até um produto digital, como um espaço de terreno.
Metaverso e novas oportunidades de negócios
A partir dessas transações, cria-se um novo ambiente econômico, que possui autonomia e é imune a interferências políticas do governo, por exemplo. O metaverso proporciona inúmeras oportunidades de negócios para as empresas.
São nessas oportunidades de negócios que diversas empresas vêm investindo, principalmente depois da mudança de nome do Facebook, que passou a se chamar Meta e informou que seus empenhos estão focados na construção do Metaverso.
Outras grandes empresas estão entrando nessa onda também. A Microsoft lançou, em 2021, o Mesh, uma plataforma que permite realizar reuniões com hologramas. Também criou avatares 3D para sua plataforma unificada de comunicação, o Teams.
Grandes empresas da moda já estão investindo nesse universo também, como Vans, Gucci, Nike e Ralph Lauren, que investiram em eventos imersivos dentro do jogo Roblox, obtendo milhares de visitantes.
A Bloomberg Intelligence estima que o mercado bilionário do metaverso deve chegar a US$ 800 bilhões em 2024, proveniente principalmente pelos games e pelos eventos realizados nessa nova realidade.
Metaverso e as empresas de pequeno e médio porte
É importante para a sobrevivência de qualquer empresa adaptar-se às mudanças de consumo da sociedade.
Estar atento às novidades tecnológicas é essencial para aproveitar oportunidades de crescimento, seja para atrair ou reter clientes, reforçar sua marca, investir em novas áreas e produtos ou apenas para se manter atualizado no mercado.
As grandes empresas já vem se adaptando a essa nova realidade do metaverso, mas e as pequenas e médias empresas, onde elas entram?
A importância do metaverso para as pequenas e médias empresas pode parecer uma realidade distante, mas, é pertinente pensar que a evolução da tecnologia está acontecendo cada vez mais rápido. As vendas através da internet há alguns anos não eram tão populares quanto hoje em dia, por exemplo.
Para adentrar esse ciberespaço, inicialmente, pode ser necessário estar ao lado de parceiros, profissionais e ecossistemas de empresas que já estejam imersas no desenvolvimento de iniciativas no metaverso.
Dessa forma, avalia-se dentro do contexto da empresa quais estratégias seriam interessantes para o negócio em questão. Seja a criação de espaços para atendimento de clientes, espaços para comercialização de produtos, como lojas e vitrines imersivas, ou até mesmo venda de espaços e ativos digitais.
Não precisa, necessariamente, adentrar esse novo mundo totalmente, mas aos poucos, para ir ganhando profundidade e experiência. Afim de ir conhecendo as possibilidades e limitações e desenvolver estratégias, até porque, estamos lidando com uma realidade ainda em desenvolvimento.
A mudança no comportamento dos consumidores é volátil e está constantemente em transformação, paralelo a isso, as tecnologias que estão à nossa disposição evoluem mais e mais a cada dia, e o Metaverso é uma realidade que pode (e vai) se tornar grandiosa nos próximos anos.
Não podemos deixar de considerar os grandes sistemas que a englobam, com blockchain, NFTs, bitcoins e outras tendências se tornando realidade e beneficiando diversas empresas. Você pode até ignorá-la, por enquanto, mas, em breve, precisará se adaptar a ela.
Assine a Newsletter Valoreasy e fique sempre por dentro no que há de novo no mercado! +CLIQUE AQUI PARA ASSINAR GRATUITAMENTE