Você já ouviu falar em lançamento digital, uma inovadora estratégia de marketing que promete gerar faturamentos de até 6 dígitos em apenas 7 dias?
Na estratégia de lançamento digital são feitas várias ações de marketing para então gerar um fluxo grande de vendas que dura poucos dias.
Ela foi criada em 2005 pelo americano Jeff Walker, inicialmente como um livro e depois como um curso. Posteriormente, foi trazida para o Brasil por Érico Rocha, através do curso “Fórmula de Lançamento” que veio a transformá-lo em um dos principais gurus de marketing digital.
O curso é uma compilação de várias técnicas de marketing digital para atrair audiência, transmitir confiança e autoridade, criando ansiedade para o dia do lançamento.
O objetivo desse artigo é explicar o que vem a ser um lançamento digital, quais são suas etapas, as principais técnicas de persuasão para ele funcionar bem e quais os diferentes tipos de lançamentos digitais existentes.
O que é lançamento digital
Lançamento digital é uma estratégia de marketing com o objetivo de atrair um grande fluxo de receita por um espaço curto de tempo. Ou seja, é um evento com data marcada, curta duração e que procura estimular compras por impulso.
Nessa estratégia são usadas várias técnicas de persuasão, como copywriting, storytelling e gatilhos mentais, principalmente os gatilhos da autoridade, da escassez e da urgência. Os produtos ficam disponíveis somente durante um tempo limitado ou por quantidades limitadas para assim atiçar o impulso de compra das pessoas.
Isso porque, em situações como essas, as pessoas costumam ter a sensação de que se não fizerem a compra naquele momento, perderão uma grande oportunidade. É assim que funciona a psicologia das compras impulsivas.
O lançamento digital se baseia na geração de autoridade, na produção de conteúdo e no relacionamento com o público-alvo. Ele é uma vertente do inbound marketing. Pode ser usado tanto para quem quer melhorar os resultados da empresa como para quem quer iniciar um novo negócio.
Etapas um lançamento digital
Para um lançamento digital ter sucesso é necessário ofertar algo que realmente traga alguma transformação positiva na vida das pessoas. Também é preciso uma audiência aquecida e interessada nessa oferta.
O roteiro de um lançamento digital comum pode ser dividido em quatro etapas: pré-pré-lançamento, pré-lançamento, lançamento e pós-lançamento.
Pré-pré-lançamento
O sucesso de um lançamento digital está muito associado aos esforços nessa primeira etapa. O objetivo aqui é ganhar audiência e conquistar autoridade. Você deve gerar uma lista de contatos (email ou telefone), através da qual serão aplicadas as técnicas de persuasão para o lançamento.
Essa lista pode ser de clientes atuais e de potenciais clientes conquistados ao longo do tempo. Mas ela precisa ser uma lista de pessoas realmente interessadas no seu conteúdo (lista aquecida). Por isso, não devem ser compradas listas de terceiros para fazer o lançamento.
É essencial definir com clareza quem é a “persona” do seu negócio e direcionar toda a estratégia de comunicação para ela. O principal caminho para conquistar audiência e estimular o engajamento é ensinar para ser reconhecido.
Durante essa fase, é necessária muita consistência na publicação de conteúdo útil para criar um aquecimento para o lançamento. Dessa forma, devem ser usados vários canais e formatos diferentes:
- site;
- blog;
- landing page;
- conteúdo em texto, imagem e vídeo;
- criação de isca digital (ebook);
- webnário;
- curso;
- anúncio pago.
Esses primeiros dias também servem para avaliar a receptividade do mercado e identificar objeções iniciais que devem ser combatidas. Por isso, você deve transmitir aos poucos o que será lançado e avaliar os feedbacks (ou falta deles) para ajustar as mensagens e o produto a ser lançado.
Essa etapa pode durar algumas semanas ou até meses: até sua audiência ficar consolidada.
Pré-lançamento
É nessa etapa que a maior parte das técnicas de persuasão são usadas. Você deve começar disparando um alerta para o público, informando que o lançamento está prestes a acontecer. Mas a mensagem deve ser original e criativa para atrair a atenção das pessoas.
O pré-lançamento é uma etapa intensa e curta, com duração de aproximadamente uma semana, cujas ações precisam ser muito bem coordenadas. Deve ser feito um movimento de “empilhamento de pressão”, usando intensamente os gatilhos mentais.
É indicado a preparação de um “vídeo de vendas” e trabalhar para que a maior parte das pessoas de sua lista de lançamento esteja presente nessa apresentação.
Lançamento
O lançamento ou “abertura de carrinho” precisa durar por um período de tempo limitado. Isso porque a oferta limitada, estimula as compras imediatas e é o motor para o sucesso de qualquer lançamento digital.
No entanto, muitos empreendedores falham nessa fase e acabam estendendo o prazo. Mas essa atitude acaba anulando os gatilhos da escassez, urgência e confiança. Quando isso ocorre, a empresa perde toda a credibilidade para novos lançamentos.
Também é fundamental que haja um processo de venda eficiente, para que o cliente faça a compra do produto sem dificuldades. Pois seria péssimo fazer toda essa mobilização e perder vendas por ineficiência nesse processo.
Pós-lançamento
Nessa fase, o que foi prometido deve ser entregue. Portanto, é importante investir na qualidade do produto e na real agregação de valor para os clientes.
Isso porque quanto melhor o resultado para os clientes, haverá mais depoimentos, mais prova social, mais autoridade, mais crescimento e mais vendas.
Também se inicia aqui um trabalho de pós-venda. Pois manter um relacionamento com o cliente é essencial para a fidelização e futuras vendas.
A produção de conteúdo também não pode ser interrompida para que sua audiência e sua autoridade sejam permanentes. Dessa forma, você já começa a se preparar para os próximos lançamentos.
Técnicas de persuasão para lançamentos digitais
Histórias
Um dos objetivos de um lançamento digital é despertar a atenção do público. Assim, nada melhor do que contar uma boa história para tornar sua oferta interessante e aumentar o engajamento.
O storytelling é uma técnica de marketing que cria uma narrativa para envolver o público, criar uma conexão emocional e mostrar que sua empresa tem a solução que ele precisa.
Essas histórias ou depoimentos trazem um problema central de um personagem (real ou fictício) que é uma “dor” do seu público alvo. Isso gera uma identificação do público com a mensagem, pois ele sente que a mensagem é para ele. E, por fim, a narrativa apresenta um produto ou serviço da empresa como solução para essa dor.
O ponto forte dessa técnica é o apelo sentimental. Por isso, a história precisa causar algum impacto emocional: pode ser divertida, realista, emocionante ou reflexiva. A ideia é transmitir memórias, expectativas, e valores coerentes aos potenciais clientes para que a narrativa seja convincente.
Cada vez mais, principalmente na internet, as pessoas são bombardeadas por uma enxurrada de informações. Assim, uma mensagem usando as técnicas de storytelling é uma boa forma da mensagem da sua empresa se destacar da concorrência.
Gatilhos Mentais
Os gatilhos mentais são estímulos externos que influenciam o comportamento das pessoas por associações subconscientes. Isso porque o cérebro tem vários recursos pra poupar e energia e esse é um deles: é uma espécie de ligação automática entre o que ouvimos, lembramos e fazemos.
É um recurso poderoso para aumentar o poder de persuasão das mensagens de vendas. A maioria das decisões de compra são baseadas em emoções e programação mental. Existem dezenas de gatilhos já bastante usados por profissionais de marketing e que podem fazer parte de seu conteúdo. Os principais são:
- autoridade: você deve se posicionar como um especialista no seu ramo;
- reciprocidade: depois de receber conteúdo de qualidade gratuito, as pessoas se “sentem obrigadas” a retribuir comprando de você;
- confiança: a confiança é construída ao longo das interações com as pessoas e diminui às objeções à compra;
- expectativa: a contagem regressiva para um lançamento aumenta a curiosidade dos compradores;
- escassez: as pessoas valorizam mais as coisas quando estão acabando;
- prova social: as pessoas valorizam muito a opinião e avaliação de outros na decisão da compra.
Tipos de lançamentos digitais
Existem diferentes tipos de lançamentos digitais. Cada um deles possui características diferentes e devem ser adotados em situações específicas:
Lançamento Semente
Esse tipo de lançamento acontece quando o produto ainda não está pronto. Serve para analisar o comportamento e a receptividade dos consumidores, a adequação do produto e testar formas de divulgação.
Lançamento Interno
O lançamento interno é direcionado para a base atual de clientes, que já conhecem a empresa e os produtos. Por isso, é um dos mais eficazes e as chances de faturamento são maiores. Esse tipo de lançamento também é muito usado como base para ser replicada em outros tipos de lançamentos.
Lançamento Externo
Esse tipo de lançamento é usado para atrair novos interessados e expandir o público. Uma boa estratégia é replicar a base de um lançamento interno feito anteriormente. A captação de potenciais clientes pode ser feita com a ajuda de parceiros (influenciadores) que possuem público compatível com o produto que será lançado.
Lançamento Relâmpago
Acontece em um período muito curto de tempo (até uma semana) e oferece algum bônus ou condição especial para estimular a compra. Pode ser feito por e-mail marketing, usando a base de clientes atuais ou uma lista de leads. Deve utilizar o gatilho de escassez na copy das mensagens.
Lançamento de Afiliado
Esse tipo de lançamento é semelhante ao lançamento relâmpago, mas é utilizado para oferecer produtos de terceiros (marketing de afiliados).
Lançamento Perpétuo
O lançamento perpétuo é a repetição de algum lançamento anterior para os novos ledas incluídos na base de e-mails de sua empresa. Ele é muito lucrativo porque não precisa de novos materiais, não tem prazo de duração e pode ser repetido através de ferramentas de automação de marketing.
Agora que você já sabe como funciona um lançamento digital, que tal então chamar um de nossos consultores no whatsapp para terceirizar o controle financeiro de sua empresa?