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Benchmarking: o que é e como fazer?

Buscando o crescimento de seu negócio? Entenda como a técnica de benchmarking pode ajudar pequenas empresas a crescer.
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Sumário

Buscando o crescimento de seu negócio? Através do Benchmarking isso é possível! Para entender mais sobre o assunto continue a leitura.

O Benchmarking é o processo de análise e estudo de concorrência que avalia as melhores práticas utilizadas por empresas do mesmo segmento e que podem ser replicadas na sua própria empresa. 

Em linhas gerais, a sua utilização traz benefícios como: aumento da margem de lucro, redução de custos e também aumento da produtividade na empresa.

Nesse sentido, as referências são muito valorizadas no meio empresarial. Afinal, ao observar erros e acertos de outros empreendedores, você acaba tendo um panorama mais completo sobre o tipo de negócio e gestão que sua empresa deve seguir.

Por conta disso, ter um diagnóstico da sua empresa e do mercado ajuda a entender melhor como está a organização do negócio e como ele pode gerar mais valor para vender seus produtos e serviços ao seu público. Além disso, traz a possibilidade de usar boas práticas para melhorar o negócio como um todo.

É exatamente por isso que nesse artigo falaremos mais sobre o Benchmarking, como ele ajuda as empresas e também mostrar como aplicá-lo na sua. 

O que é Benchmarking?

Para explicar o conceito é preciso entender os motivos que levam a essa prática. Dessa forma, é mais simples para explicar e acima de tudo, exemplificar o que ele significa.

Imagine que você possui uma loja de roupas, que está bastante parada. Enquanto a loja ao lado tem cada vez mais clientes. Você provavelmente vai observar essa loja para entender o que ela está fazendo de diferente.

E é justamente essa busca por entender como os negócios prosperam que surgiu o conceito do Benchmarking. Ele surge como a resposta para dúvidas como:

  • Como a minha empresa está se saindo em relação à concorrência?
  • Os resultados da minha empresa são satisfatórios?
  • Como aumentar a produtividade e eficiência nos processos da minha empresa?
  • O que a concorrência está fazendo de bom, que posso incorporar ao meu negócio?

Com base neste conceito, o Benchmarking teve seu início na empresa Xerox. Onde a empresa chegava até mesmo a desmontar máquinas dos concorrentes, para entender melhor as tecnologias que poderiam adotar em suas máquinas. 

Em linhas gerais, o significado por trás pode ser entendido como um processo contínuo de analisar, mensurar e comparar produtos, práticas e serviços da concorrência, a fim de trazer resultados para a própria empresa.

Como fazer o Benchmarking?

Existem diferentes formas de aplicar o Benchmarking em seu negócio. Aqui vamos listar e comentar  algumas das mais utilizadas.

Pesquisa de campo

A pesquisa de campo é feita quando a empresa identifica um determinado problema e busca métricas de concorrentes para conseguir comparar com seus resultados. 

Na pesquisa de campo não significa, exatamente, que precisa haver uma troca entre as empresas. Assim, através de pesquisas feitas em artigos, estudos, blogs, bases de dados, entre outros, é possível coletar informações relevantes e usar como base para a comparação.

Eventos

Eventos são excelentes oportunidades para quem busca fazer o Benchmarking, além de ajudar no networking do negócio. E nesse ponto, estamos falando de eventos empresariais.

Onde através de palestras e troca de informações é possível coletar dicas importantes, além é claro, de dados relevantes que ajudam a entender como é possível melhorar os resultados da empresa.

Dessa forma, é possível trocar informações de forma clara e objetiva. Afinal, a concorrência, não necessariamente, precisa estar atrelada a uma relação conturbada. A troca justa e franca de informações, traz resultados para ambos os lados.

Mentorias

No Benchmarking, o uso de mentorias é uma boa opção para empresas, principalmente as de pequeno porte. Nesse ponto, os profissionais que prestam esse tipo de serviço, trazem a sua vasta experiência com empreendedorismo e usam uma linguagem clara, de administrador para administrador.

Através disso, é possível aprender bastante com quem já passou por circunstâncias parecidas. Dessa forma, o empreendedor sai da mentoria com mais conhecimento e boas técnicas para utilizar em seu negócio.

Além disso, a mentoria ajuda a entender melhor os próximos passos que a empresa deve ter. Algo muito importante nos negócios, para a empresa saber o jeito certo de crescer.

Diagnóstico Empresarial

O Diagnóstico Empresarial é um material extra oferecido pela Valoreasy. O objetivo por trás dele, é justamente fazer um diagnóstico do que está ou não funcionando na organização da empresa.

Dessa forma, é possível ter uma visão mais clara de onde a empresa está acertando. Junto ao  Benchmarking a empresa terá noções do que fazer para melhorar os pontos fracos.  

Com apenas um material é possível ter toda a análise, desde o diagnóstico até o planejamento de medidas para adequar os processos. Utilizando como base o que funciona de verdade nas empresas. Clique aqui e faça o download gratuito.

Algumas dicas e cuidados ao fazer Benchmarking

Embora o Benchmarking tenha a capacidade de ajudar empreendedores a buscarem novos rumos para seus negócios, é preciso tomar cuidado para entendê-lo e utilizá-lo do jeito certo.

É necessário avaliar e aprender com a concorrência e outros profissionais da área, mas isso não significa, necessariamente, que tudo deve ser seguido como uma receita pronta. 

Afinal, empresas são diferentes umas das outras, mesmo que atuem no mesmo ramo. Por isso, seguir ao “pé da letra” o que está sendo praticado por outras empresas, pode ser muito perigoso.

O ponto  principal do Benchmarking, é a ideia de utilizar informações sobre a concorrência e traduzi-las para a realidade do seu negócio.

Dessa forma, é possível usar este conhecimento de forma adequada e colocando-o no contexto da sua empresa. 

Por isso, nossa dica da utilização do diagnóstico empresarial é valiosa porque o entendimento das informações levantadas sobre o mercado e a execução das mudanças necessárias no seu negócio serão feitas sempre considerando a realidade da sua própria empresa.

Adequação é a palavra-chave do Benchmarking. Uma vez que apenas adaptando e adequando as novas práticas para a realidade do seu negócio é que será possível chegar, de fato, ao resultado esperado. Agora, se você utilizar um “ctrl+C” e “ctrl+V” com base em outras empresas, essa técnica não vai funcionar da melhor forma. 

É preciso ter o entendimento completo do seu negócio e do mercado, para usar o Benchmarking da forma correta.

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